Multas e IPVA

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo que precisa ser pago todo ano pelos donos de qualquer tipo de veículo. Ele é calculado com base na Tabela FIPE, divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Do total arrecadado por cada veículo, 50% vai para o governo estadual e os outros 50% para o município no qual o veículo foi emplacado, para que seja investido em despesas com educação, saúde, segurança, saneamento, entre outros.
Além de variar de acordo com o final da placa do veículo, a data de pagamento do IPVA muda anualmente. Por isso, para saber ao certo qual o dia de quitação do imposto, confira o seu estado abaixo.
Diferente do IPVA que deve ser pago constantemente, as multas só aparecem no caso do descumprimento da lei pelo motorista. No entanto, é preciso salientar que multa e autuação são duas coisas diferentes.
Ao receber uma notificação de que sua infração foi registrada por um radar ou profissional do trânsito, você fica ciente de que apenas foi autuado. A partir deste momento, você tem até 30 dias para se defender junto ao DETRAN. Somente quando a autuação for aprovada é que ela passa a ser uma multa e os pontos são lançados na CNH.
Abaixo, você pode acessar o estado que corresponde a sua região para se informar sobre possíveis multas e IPVA e quais são os procedimentos a realizar caso você possua alguma falta.

Detran Distrito Federal

www.detran.df.gov.br

Detran Santa Catarina

www.detran.sc.gov.br

Detran Paraná

www.detran.pr.gov.br

Detran Rio Grande do Sul

www.detran.rs.gov.br

Detran Bahia

www.detran.ba.gov.br

Detran São Paulo

www.detran.sp.gov.br

Detran Rio de Janeiro

www.detran.rj.gov.br

Detran Pernambuco

www.detran.pe.gov.br

Detran Paraíba

www.detran.pb.gov.br

Detran Pará

www.detran.pa.gov.br

Detran Mato Grosso do Sul

www.detran.ms.gov.br

Detran Minas Gerais

www.detran.mg.gov.br

Detran Espírito Santo

www.detran.es.gov.br