Saiba identificar os barulhos mais comuns no seu carro

Certos problemas no carro podem ser diagnosticados no começo se você prestar atenção nos barulhos.

19/01/2020

Quando você menos espera, o seu carro emite algum barulho estranho. Você tem duas opções: se preocupar e levá-lo diretamente para uma revisão, ou então deixar quieto e esperar que ele mostre mais algum sintoma maior.

Esse segundo pensamento é muito comum entre a gente - como sabemos que problemas em nosso carro nos gera muita dor de cabeça, tentamos nos esquivar de enfrentá-los. Mas os carros funcionam como nosso corpo quando estamos doentes: eles apresentam pequenos sintomas para algo que pode ser muito maior.

Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns dos problemas mais comuns entre os carros e que geralmente são evidenciados com barulhos estranhos. Vem com a gente:

Problema no ar-condicionado

O ar-condicionado é um componente que pode ser prejudicado no seu carro - e claro, emitir um barulho inconveniente. Quando ele estiver com problemas, irá ter um ruído contínuo ao ser ligado. Isso indica que o compressor pode estar com excesso de gás ou falta de lubrificação. Mas com a devida ajuda técnica, esse problema pode ser fácil de ser corrigido.

Amortecedores danificados

Se o barulho se assemelhar com um “toc, toc” então o problema pode estar nos amortecedores. Quando eles precisam de ajustes, o veículo fica com trepidações e instabilidade. Quando você passa por lombadas ou buracos, esse barulho pode se intensificar. No entanto, ele também pode aparecer quando você mover o volante para os lados.

Problemas na correia dentada

Outro problema pode estar na correia dentada do carro. Neste caso, o automóvel faz um barulho bem alto e contínuo que vem do motor, que se assemelha a correntes sendo arrastadas no chão. Pode estar acontecendo uma tensão na correia, um ressecamento dela ou então um afrouxamento. De qualquer forma, leve o carro para um mecânico analisá-lo.

Barulhos nos pneus

Ouviu um barulho agudo vindo do pneu? Então fique em alerta: o seu carro pode estar precisando de alinhamento. Isso compromete não somente os pneus em si, na forma física, como também a estabilidade do veículo. Fique de olho!

Sons agudos nos freios

E por falar em sons agudos, há também problemas relacionados aos freios. Se você ouve um chiado, ou então um barulho agudo no momento em que você freia o carro, então é muito provável que você precisa trocar as pastilhas do freio.

Radiador com falta de água

Agora se você escuta um barulho similar ao de vazamento, talvez o seu radiador esteja precisando de água. Dê uma olhada no nível de água e fique atento ao termômetro no painel. Se o nível de água está diminuindo mais rápido do que o normal, então corra para um mecânico porque pode ser um problema bem sério! A falta de água no radiador pode superaquecer o motor, danificando-o.

Caixa de direção hidráulica com problema

A caixa de direção hidráulica do seu veículo também pode apresentar sintomas através de barulhos. Isso acontece quando ela está com o nível de óleo mais abaixo do que necessário (o óleo deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados). O aviso vem do volante, que pode se mexer de maneira estranha, com rigidez, e ainda apresentar um ruído semelhante ao assovio.

Esses foram alguns dos problemas mais recorrentes no carro, que são avisados ao motorista através de ruídos incomuns. Ouviu um barulho estranho? Então não se demore e leve já o seu veículo para a revisão.

Gostou deste nosso artigo? Então fique de olho em nosso blog para ler mais conteúdos como esse. Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias