Saiba como higienizar seu automóvel corretamente

Em tempos de pandemia, os hábitos de higiene precisam ser redobrados. Preparamos um passo a passo de como fazer a limpeza correta em seu carro.

22/04/2020

Quem tem carro sabe da importância de mantê-lo limpo. Muito além da estética, fazer uma higiene correta ajuda na integridade do automóvel, pois evita o desgaste da pintura e, caso você pense em vender o seu carro no futuro, também evita a desvalorização da lataria.

Mas como higienizar seu automóvel corretamente? Criamos este artigo para te ensinar um passo a passo essencial, dar algumas dicas e também salientar o melhor processo de limpeza durante a pandemia do COVID-19 que estamos passando.

Veja como higienizar o carro

Em seguida, preparamos um passo a passo de como fazer a limpeza correta em seu carro. Vem com a gente:

1. Prepare o seu carro

Primeiro, é muito importante que você deixe o seu carro na sombra para ser lavado. Tirando o carro do sol evita ter que lidar com a lataria quente durante o processo, ajuda a conservar a pintura (que pode ser danificada se você lavar o carro com a lataria quente) e também evita que a água e produtos sequem durante a lavagem.

Ao esperar que o carro esfrie, aproveite o momento para se organizar. Busque todos os produtos e equipamentos que você vai utilizar durante a limpeza, e deixe-os em algum lugar prático para você pegá-los. Também retire relógios, pulseiras e anéis caso você tenha.

Vale lembrar que também é necessário fechar as janelas do carro, erguer os limpadores de pára-brisa na posição vertical e retirar a antena.

2. Separe os produtos

O cuidado também vale para os materiais que você utilizar para limpar o carro. Use esponjas e panos apropriados para que eles não risquem a sua lataria; utilize detergente automotivo, baldes, mangueira (se necessário), aspirador de pó e uma escova ou esfregão. Tenha a certeza de que nenhum desses materiais possam prejudicar o seu carro.

3. Lave a parte externa do veículo

Vamos começar com a parte externa do seu carro. É importante que você siga uma sequência lógica de limpeza, para não sujar onde já limpou e para não perder tempo lavando a mesma coisa duas vezes. Vamos lá: comece limpando o teto para que a sujeira escorra de cima. Depois, vá para a parte dianteira, depois para a traseira e laterais. Deixe a parte de baixo para o final, que são os pneus e rodas. Limpe-os com a escova, ou se preferir, com um esfregão.

A lataria você limpa com uma esponja, água e o produto que julgar ser melhor. Veja no rótulo como aplicá-lo devidamente, e com a esponja, passe levemente na lataria e concentre um esforço maior nos lugares que estiverem mais sujos.

4. Enxágue e seque o carro

A próxima etapa é mais simples: enxágue toda a área que você passou o produto. Dê preferência para baldes com água ao invés de mangueiras, e depois, passe um pano para secar toda a lataria. Para os panos, opte por toalhas de microfibra, algodão ou silicone.

5. Passe aspirador na parte interna

Agora vamos para a parte interna do seu carro. Primeiro, retire resíduos grandes que possam atrapalhar a sua limpeza, como embalagens ou acessórios perdidos, por exemplo. Além disso, também retire os tapetes do carro (esses devem ser lavados com água e sabão, separadamente). Utilize o aspirador de pó para pegar as sujeiras menores e que geralmente são imperceptíveis aos nossos olhos. Passe-o em toda a área interna, principalmente nos cantos. Repita o procedimento em seu porta-malas.

6. Limpe o painel do carro

Água e sabão não combinam nada com a parte interna do carro. Primeiro que a água irá encharcar o veículo e provavelmente irá demorar muito tempo para secá-lo completamente. E segundo que o sabão pode manchar o painel. Por isso, passe um pano úmido em toda a área do painel, e depois passe um pano seco.

Pronto, seu carro foi higienizado! Agora, veja mais algumas dicas que separamos para você:

Não desperdice água na hora de lavar o carro

Um ponto bastante relevante nesse processo é o uso da água. Evite usar mangueiras ou gastar muita água em vários baldes. Dois são o suficiente para tirar todo o produto utilizado. Se você puder, opte por água de reúso na hora de lavar o carro, como a água que foi usada na máquina de lavar roupa. Se você tem uma cisterna em casa, utilize a água captada da chuva. Dessa forma, você acaba economizando na conta de água e também ajuda o planeta contra o desperdício.

Como higienizar o seu carro em tempos de Coronavírus

Segundo a Revista Quatro Rodas, é muito importante limpar o painel, volante, alavanca de câmbio e toda a superfície plástica do carro com álcool isopropílico, pois não danifica o material. Isso mantém a cabine limpa e esterilizada, matando os microorganismos que estiverem ali presentes.

Esvazie a lixeira portátil do seu carro diariamente - mesmo você tomando cuidado com o mundo externo, pode acabar trazendo embalagens, restos de comidas ou outros tipos de resíduos para dentro do carro, certo? Lembre-se que esses lixos podem trazer microorganismos consigo. Portanto, esvazie sempre sua lixeira portátil (mas de maneira correta, hein? Nada de jogar na rua).

Outra dica para essa época é a limpeza do ar-condicionado. Muitas bactérias e fungos podem se proliferar no filtro de ar, caso ele esteja sujo. Como o ideal é que essa limpeza seja feita a cada seis meses ou pelo menos um ano, que tal aproveitar essa época de quarentena para limpar o filtro do ar e tornar essa atividade mais regular?

Além dessas dicas, costume deixar um frasco de álcool gel e lenços descartáveis no seu carro também. Todo cuidado nessa época é pouco!

Este foi o nosso artigo sobre como higienizar o automóvel corretamente. Gostou das dicas? Continue de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias