Veja como evitar acidentes no trânsito

Preparamos algumas dicas de como você pode aumentar a segurança no trânsito evitando situações perigosas.

17/06/2019

Cada vez mais as ruas estão sendo ocupadas por veículos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o quinto maior país do mundo em mortes no trânsito. A preocupação com a segurança é pauta já há muitos anos em nosso país, e nós acreditamos que medidas muito simples podem ser tomadas para que o nosso trânsito viva mais em harmonia. Por isso, separamos algumas dicas para você evitar acidentes no trânsito e se sentir mais seguro enquanto viaja. Vem com a gente:

Faça revisões constantes no seu veículo

Como anda a saúde do seu carro? Ter a certeza de que está tudo bem com o seu companheiro de viagem é essencial na hora de dirigir. Não somente porque ele pode parar no meio da estrada e te deixar na mão, mas porque ele também pode causar sérios acidentes, envolvendo até mesmo outras pessoas. Tenha o hábito de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, levando-o em um mecânico de confiança e estando atento aos sinais que ele possa indicar. E não foque sua atenção apenas no motor: verifique também os pneus, pedais, faróis, pisca-alerta e o sistema elétrico. Todo cuidado é pouco!

Esteja bem para dirigir

Outro fator muito importante é a sua saúde para dirigir o carro. Milhares de acidentes acontecem por conta de motoristas que estão sob o efeito de drogas ou álcool. No entanto, o cuidado vai muito além. Tenha a plena certeza de que a sua saúde não esteja afetando os seus reflexos e a sua cognição. O uso de alguns medicamentos pode baixar o nível da sua atenção, aumentando o estado de sonolência.

Fique atento com a previsão do tempo

Um fator que influencia a direção e o fluxo do trânsito é a previsão do tempo. Dirigir em um dia ensolarado, com o céu limpo é menos desafiador do que dirigir em um dia de chuva, por exemplo. Veja como estará o clima e a previsão para as próximas horas, em caso de uma viagem mais longa, e redobre a atenção caso tenha chuva. Em dias chuvosos, reduza a velocidade e tenha cautela para que o seu carro não derrape na pista. Outro fator de impacto é a neblina: em dias assim, a pista fica úmida e escorregadia. Portanto, mantenha uma distância maior entre o carro da frente.

Respeite as leis de trânsito

Por mais que você tenha experiência no trânsito e habilidades de direção, precisa ficar atento em cumprir as leis de trânsito impostas. Elas servem para proporcionar segurança e ordem nas estradas, tanto para motoristas e passageiros quanto para os pedestres. Respeite as leis básicas, como o uso do cinto de segurança; não ultrapasse o limite de velocidade; fique atento às placas e às faixas de pedestres, e claro, dê sempre a preferência.

Não fique no celular durante a viagem

A gente sabe que o celular é uma ferramenta bastante tentadora, principalmente quando ele apita e você está ocupado dirigindo. Mas em hipótese alguma essas duas coisas podem ser combinadas. O uso do celular é um dos principais pivôs em acidentes de trânsito, por isso, evite qualquer distração durante a viagem e foque totalmente a sua atenção no percurso, com as duas mãos no volante. Se você receber uma ligação urgente, ou precisar responder alguma mensagem que não possa esperar, encoste primeiro o carro e saia do fluxo de trânsito para mexer no celular.

Tenha empatia e seja solidário

Lembre-se de que você não está sozinho na pista e que faz parte de algo muito maior. Portanto, contenha a sua pressa em chegar ao destino final e não seja um motorista egoísta. Dê a preferência aos passageiros, evite fazer ultrapassagens desnecessárias, e não se esqueça do respeito aos outros motoristas. As ruas não são pistas de corridas! Além disso, sempre sinalize para qualquer manobra que for fazer. Você pode saber muito bem o que está fazendo e onde está indo - mas os veículos e pedestres que estiverem ao seu redor, não.

Essas foram as nossas dicas para evitar acidentes no trânsito. Embora sejam bastante gerais, são totalmente importantes para o bom funcionamento do trânsito e principalmente para a sua segurança e de todos os demais passageiros, pedestres e motoristas.

Fique de olho em nosso blog para mais dicas como esta!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias