Conheça os 5 carros mais seguros de 2018

Veja quais são os modelos que tiveram maior pontuação nos testes de colisão em 2018 e repense como está a segurança do seu carro.

06/06/2019

Um dos mais importantes quesitos na hora de comprar um carro é a sua segurança. Ter um carro potente, prático e de última geração é ótimo, mas saber que você está dentro de um veículo seguro é essencial. Porém, saber que você está conduzindo um dos carros mais seguros do Brasil (e que são comercializados aqui mesmo em nosso país) é uma coisa totalmente diferente.

Por isso, a Latin NCAP, que é uma organização não-governamental avaliadora de veículos vendidos na América Latina e no Caribe, fez simulações com carros em situações de acidentes, com o objetivo de descobrir quais são os veículos mais seguros do mercado em 2018.

Como os testes funcionam

A ideia é fazer uma simulação mais perto da realidade possível. Por isso, são colocados em prática testes de colisão, com impacto frontal a 64 km/h, lateral a 50 km/h e contra um poste a 29 km/h. Para deixar tudo mais real, foram utilizados bonecos que simulassem seres humanos, com peso e altura definidos, e inclusive uma cadeirinha no banco traseiro para simular a presença de uma criança pequena no carro. Todos os bonecos, é claro, utilizavam cintos de segurança durante os testes.

Para fazer uma análise entre os carros, são atribuídas notas pela capacidade dos automóveis em deixar os bonecos intactos após as colisões, com o mínimo de ferimentos possíveis. Além disso, é também levado em consideração se o veículo conta com elementos específicos, como controle eletrônico de estabilidade, alerta de cinto de segurança e ganchos de fixação para cadeirinhas infantis.

Conheça agora os 5 modelos que tiveram a pontuação mais alta e descubra os carros mais seguros do Brasil.

1º lugar: Volkswagen Golf

O primeiro lugar foi conquistado pelo Volkswagen Golf, que obteve 5 estrelas tanto na categoria de proteção a adultos, quanto na de crianças. O modelo, fabricado no Paraná, conta com 7 airbags e já foi testado em outros anos pelo Latin NCAP. Além disso, ele também conquistou o selo Advanced Awards, que reconhece modelos que possuem alta tecnologia de prevenção a acidentes.

2º lugar: Volkswagen Vitrus

A vice-liderança fica com o Volkswagen Vitrus, que respeitosamente ganhou 5 estrelas em ambas as categorias, ficando atrás do Golf por poucos pontos. O modelo possui 4 airbags e teve sua estrutura bastante estável durante as colisões. Vale também ressaltar que as cadeirinhas do banco de trás puderam impedir o movimento excessivo tanto nos impactos frontais do carro quanto nos impactos laterais.

3º lugar: Volkswagen Polo

Volkswagen em dose tripla! O terceiro lugar ficou com o Polo, que também obteve estrelas máximas nas duas categorias. O hatch possui quatro airbags de série e cinto de três pontos para o motorista e todos os passageiros do carro. Uma curiosidade: o modelo também ganhou o selo Advanced Award por ter recursos que minimizam os dados para pedestres em situações de acidentes.

4º lugar: Volkswagen T-Cross

Mais um Volkswagen pra lista! Esse modelo alemão possui seis airbags, que inflam em cerca de 30 milesegundos! Mesmo estando em quarto lugar, o T-Cross é o SUV mais seguro do Brasil. Porém, as suas colisões nos testes são feias: a batida dura em torno de milésimos de segundos e várias peças se soltam, deixando cacos por toda a parte.

5º lugar: Toyota Corolla

Para fechar a lista, o monopólio da Volkswagen acaba para dar espaço ao Toyota Corolla, que obteve cinco estrelas nas duas categorias de testes. O sedã é equipado com 7 airbags e melhorou sua pontuação em comparação com os anos anteriores. Hoje, o modelo conta com novos sistemas de segurança, como os controles de tração e estabilidade.

E esses foram considerados os cinco carros mais seguros do Brasil em 2018. Interessante, né?! Que tal agora conhecer os carros mais econômicos e os que mais gastam combustível? Continue aqui com a gente!

Comentários

Últimas notícias