Produzido pela Holden, subsidiária da General Motors na Austrália, onde tem o nome de Commodore, o Omega possuía a missão de honrar o legado do Opala legado como arcar com os novos padrões dos rivais estrangeiros.
Lançado em 1986, o Omega era um carro muito à frente de seu tempo e oferecia um nível de tecnologia, até então, só conhecido nos importados. Exemplo disso é que foi o primeiro nacional a oferecer CD player como opção.
Por ser um carro destinado ao consumidor europeu, o Omega Chevrolet possui requintes construtivos e de projeto muito sofisticados, como é o caso da suspensão traseira independente com semi eixos e diferencial fixado à estrutura da carroceria. Além disso, passou a ser sinônimo de espaço, segurança, economia, estabilidade e conforto.
Em 2006, o Omega ganhou uma nova versão. Já em 2008 ganhou a carroceria perua Sportwagon. No ano seguinte passou a ser equipado com motor dotado de injeção direta de combustível. As últimas mudanças foram feitas em 2010 e em 2012 o carro Omega, preferência nacional entre 1992 e 1998, deixou de ser fabricado no Brasil.