Carro zero ou Seminovo: Vantagens e desvantagens

Na hora de comprar um carro sempre vem aquela dúvida, zero ou seminovo? Confira aqui vantagens e desvantagens de cada categoria para tomar sua decisão!

12/05/2017

Essa é uma pergunta bem pertinente: carro zero ou seminovo? Por mais que a resposta seja clara em muitos casos, nem sempre é possível dispor de tempo e/ou recursos para fazer uma escolha assertiva. Para ajudá-lo em sua decisão, vamos mostrar as vantagens e desvantagens em cada uma das categorias de veículos, para que seu planejamento seja certeiro no momento de conquistar o tão desejado veículo.

Vamos a elas.

Comprar Carro zero - De olho nas vantagens e riscos

Um veículo novinho sempre é a escolha imediata para qualquer motorista entusiasmado com a possibilidade de dirigir. Além de ser uma opção mais segura em termos de qualidade e tecnologia - afinal, trata-se de modelos recentes no mercado - ela ainda possibilita mais alternativas de financiamento. Para quem dispõe de um bom valor de entrada, esta é uma excelente oportunidade.

Por outro lado, os valores de um carro zero são bem mais altos, não apenas por ser um modelo novo. O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), por exemplo, é cobrado integralmente em cima de um veículo de fábrica. Isso encarece seu custo final, mesmo entre os automóveis mais populares.

Outro fator importante a se considerar são os custos de manutenção. Dependendo do automóvel, e dos recursos nele disponíveis, as eventuais despesas com reparos podem ser mais salgadas do que o esperado. É importante avaliar os custos do veículo além do preço em si, para aproveitá-lo por mais tempo, sem grandes problemas.

 

Em resumo, podemos listar as seguintes vantagens e desvantagens para a compra de um automóvel novo:

Vantagens

  • Opções de financiamento mais viáveis;

  • Recursos variados e modernos, como freios ABS e câmera traseira para estacionamento;

  • Maior segurança com manutenção e seguros.

Desvantagens

  • Parcelas mais altas devido a impostos cobrados além do parcelamento;

  • Custos altos para parcelas de seguros, bem como para a manutenção de alguns recursos;

  • Maior burocracia para tirar a documentação do carro.

Carro Seminovo - Benefícios e Desvantagens

O mais importante aqui é considerar o tempo de uso deste veículo. Em média, um veículo com três ou quatro anos de uso já pode ser considerado seminovo. No entanto os automóveis dessa categoria, que valem a compra para um novo motorista, podem ter até oito anos de uso.

Um carro usado possui opções mais acessíveis em preços, embora nem todas as opções de financiamentos estejam disponíveis. O financiamento, porém, é mais curto, assim como o tempo para acertar a documentação - apenas passada do antigo dono ou concessionária para o novo proprietário. Contudo, os custos de manutenção, mesmo com seguros, acabam sendo mais altos que os veículos zero quilômetro.

 

Vamos listar, de forma resumida, os benefícios e riscos para a compra de um carro seminovo:

Vantagens

  • Melhores custos e financiamento;

  • Valores de seguro um pouco mais acessíveis, de acordo com o modelo;

  • Menores custos com gasolina e menos prejuízos com valorização de patrimônio em casos de acidentes.

Desvantagens

  • De acordo com o veículo, os custos de manutenção podem ser bem altos;

  • Pode aparentar problemas não previstos pelos revendedores;

  • Dependendo da quilometragem rodada, podem durar pouco tempo.

E o Veredicto é...

No final, a compra de um carro zero ou seminovo depende unicamente dos recursos disponíveis e da necessidade do motorista. Para quem precisa de um veículo simples, sem grandes recursos a fim de transitar apenas na própria cidade, um carro seminovo é mais interessante.

Agora, se a escolha for voltada para o melhor da tecnologia automobilística, para inúmeras ocasiões, um carro zero é o ideal.

Sempre analise com atenção suas oportunidades e faça a melhor escolha.

 

Até a próxima!

Comentários

Ana Carla Amaral Santos há 2 semanas atrás disse:

Ótimas dicas tirei muitas dúvidas, obrigada

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias