Reboques ilegais: cinco carros que são proibidos de usar engate

Engate e carretinha é uma mania nacional, popular devido à necessidade de espaço extra para carregar coisas.

03/03/2022

Porém é importante saber que nem todo veículo tem permissão para fazer reboque. De acordo com a resolução 197/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), só podem utilizar reboques carros que tenham a capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador.
A declaração sobre reboque está no manual de instruções de cada carro e serve para alertar os proprietários e evitar uma multa.

Usar reboque em carros que não são homologados pelas próprias marcas para esse uso é infração de acordo com o inciso XII do artigo 230 do Código Nacional de Trânsito (CTB), que legisla sobre uso de acessório ou equipamento proibido. Nesse caso, é infração grave com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e com multa de R$ 195,23.
 


Volkswagen Up!
Apesar de ter sido descontinuado no mercado em 2021, o compacto da Volkswagen ainda é muito querido no mercado de usados. Se você estiver pensando em rebocar algo com seu Up!, saiba que é proibido.


Chevrolet Onix e Onix Plus
O carro que foi líder de mercado por seis também é outro que não pode ser usado como reboque. No manual da gama de compactos, tanto para o hatch quanto para o sedã, há o alerta de que é proibido usar o carro para rebocar.  


Toyota Corolla (até 2019)
Assim como o up!, as unidades do Corolla fabricadas até 2019 não têm permissão para rebocar, já que não foram homologadas para tal.
Também vale ressaltar que outros carros da marca, como Yaris, Etios, Camry e até o RAV4, também não são homologados para este fim.


HR-V e outros Honda
Toda a linha da Honda no Brasil não tem homologação para reboques.
O mesmo ocorre com Fit, City, HR-V e até mesmo com o SUV médio-grande CR-V ou o sedã executivo Accord.


Nissan Kicks
A Nissan tem apenas um produto homologado para fazer reboque, a picape Frontier. No outro extremo está o carro-chefe da companhia, o Kicks. O SUV, porém, não está sozinho na lista dos veículos proibidos de carregarem reboques. Outros carros comercializados por aqui, como Sentra, V-Drive, March e a nova geração do Versa, também não podem usar o recurso.

-

Gostou?
Comente e compartilhe. Sua opinião é muito importante para nós.
Acesse nosso site e fique por dentro das novidades www.litoralcar.com.br

Compartilhe

Comentários

Yguatemy Martins Roda Filho há 2 dias atrás disse:

Bom dia gostaria de saber se o engate é proibido no Etios pois estou comprando um e ele está com engate. A infração seria só quando está com a carretinha ou só o Fato de ter o engate já gera multa? Agradeço pela informação que me foi muito útil. Mas ainda tenho essa dúvida pois se O engate já gerar multa tenho que tirar imediatamente. Grato

Responder
ELIMAR PEREIRA BARCELLOS há 8 meses atrás disse:

Será que o Twingo 1.2 (1998) da Renout pode usar Reboque?

Responder
Paulo Cesar Pereira Gomes há 2 anos atrás disse:

Comprei um pro jeep Renegade no mercado livre posso usar sem pagar multa obrigado

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias