10 dicas para cuidar do carro

Deixe seu possante sempre em dia e bem cuidado com muita facilidade. Confira aqui 10 dicas para cuidar do carro!

31/07/2017

Algumas pessoas cuidam do próprio carro como se fosse um filho. Outros só prestam atenção no veículo quando ele começa a dar problemas. Mas você não precisa chegar a um desses extremos para deixar o possante sempre em dia. Por este motivo, selecionamos 10 dicas para cuidar do carro na maior facilidade.

 

1. Aprenda a verificar o nível do óleo e da água

Dependendo da quantidade de quilômetros que você faz por mês, esta tarefa deverá ser realizada ao menos uma vez a cada quinze dias. Mas fique tranquilo que isso não exigirá muito conhecimento técnico.

Com relação ao óleo, a primeira coisa a aprender é que ele só deve ser verificado com o motor desligado há pelo menos 10 minutos, com o automóvel em um lugar plano. Com isso, você pode olhar o nível, que deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta. Lembre-se também dos prazos de troca, que geralmente ficam entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

O liquido do arrefecimento, que é composto por água e um aditivo para conservar as peças, também deve ser verificado com o motor frio. Se estiver pouco abaixo do nível, basta completar. E ele também precisa ser trocado a cada 10 mil quilômetros.

 

2. Mantenha o carro limpo

Limpar o carro não é só uma questão de estética. A sujeira, tanto no interior como no exterior compromete a pintura, pode provocar manchas e ainda é capaz de causar danos nocivos à saúde do condutor e dos passageiros.

 

3. Limpe o motor do automóvel

A cada um ou dois anos, leve o carro à lavação para limpar o motor. Quando está limpo, ele trabalha muito melhor e ainda permite que o condutor perceba fugas ou vazamentos com antecedência, imprescindível para evitar gastos desnecessários.

 

4. Dirija com precaução

Ao conduzir de maneira cautelosa, o condutor está zelando pelo bem estar, tanto dele próprio quanto do veículo, evitando colisões, raspões e uma série de outras avarias nocivas ao carro.

 

5. Estacione na sombra

A tinta do carro é a primeira barreira contra diversos fatores, protegendo o veículo das ações do tempo e evitando o aparecimento da ferrugem, por exemplo. Por este motivo, é importante tomar muito cuidado com a exposição prolongada ao sol e a incidência dos raios ultravioleta, que desgastam e corroem a tinta do carro.

 

6. Faça alinhamento e balanceamento

A cada 10 mil quilômetros ou após trocas de pneus e outros componentes, faça o alinhamento e o balanceamento das rodas. Isso evita o desgaste irregular dos pneus e aumenta a segurança dos passageiros.

 

7. Fique atento à pressão dos pneus

A pressão correta dos pneus reduz o consumo do combustível, evita o superaquecimento, o desgaste precoce e ainda elimina o risco de acidentes. A pressão adequada para os pneus do seu veículo pode ser verificada no manual que o acompanha.

 

8. Tire o pé da embreagem

Ao dirigir, evite deixar o pé constantemente sobre a embreagem. Essa ação mantém o engate desacoplado, já que o conjunto da peça funciona por fricção, ocasionando o desgaste prematuro e até mesmo quebra da embreagem.

 

9. Use peças originais na reposição

As peças genéricas não passam por testes rigorosos de qualidade. Por este motivo, sempre que precisar repor as peças do veículo, escolha as originais. Com isso você evita problemas mecânicos, acidentes e até mesmo perda de garantia.

 

10. Substitua os filtros

Tanto o filtro do ar, do óleo e do combustível têm como missão a proteção do motor. Por este motivo, substitua-os sempre que necessário, de acordo com as datas do manual do fabricante.

 

Viu só? Com essas dicas para cuidar do carro, você evita uma série de problemas desnecessários e ainda mantém a segurança e a longevidade do seu veículo.

 

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira nos enviar alguma sugestão de conteúdo que você gostaria de ver aqui no blog, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias