Saiba a importância da limpeza do radiador

Poucas pessoas sabem a importância de trocar a água do radiador e fazer uma limpeza completa no sistema de arrefecimento do veículo regularmente, pois esse sistema é responsável pelo resfriamento do motor, mantendo a temperatura ideal para o funcionamento do mesmo.

04/12/2020

Diferente do que muita gente pensa, o radiador, como outras peças do motor, precisa de alguns cuidados para se manter em ordem e garantir o bom funcionamento do carro. Como essa revisão não é muito propagada, os motoristas costumam verificar apenas o nível da água e quando necessário, completá-la. Para quem quer ter um automóvel funcionando bem, a limpeza do radiador não pode ser esquecida.

Responsável pela refrigeração do motor, o radiador sujo pode não desempenhar a tarefa adequadamente e acabar queimando a junta do cabeçote, por exemplo. Outra implicação de rodar com a peça suja é a chance de enfrentar um superaquecimento, e com isso, diminuir a vida útil do motor, que pode vir a fundir. Com o tempo, a sujeira se acumula dentro do radiador e o fluído se torna menos eficaz, o que prejudica o desempenho do motor e o consumo de combustível. Lavar o radiador com regularidade, geralmente uma vez a cada dois a cinco anos, manterá o carro funcionando perfeitamente. Existem alguns produtos facilmente encontrados em lojas especializadas que limpam o sistema de arrefecimento, eliminando a ferrugem, resíduos de óleo, lodo e oxidação, é indicado para promover a limpeza do radiador e todo o sistema onde circula o líquido de arrefecimento, desincrusta e elimina as impurezas como oxidações, ferrugem e lodo, aumentando assim a eficiência de troca térmica do sistema de refrigeração do motor.

Assim, o sistema de arrefecimento do carro conta com vários outros componentes além do radiador, como a bomba de água, o reservatório de expansão e as mangueiras. O fluído de arrefecimento, aquecido pelo motor, é filtrado pelo radiador, onde é resfriado por troca de calor. Ajuda a restaurar a eficiência do sistema, evitando superaquecimento, causado por impurezas ou entupimentos.

Fluídos misturados à água do radiador são fundamentais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento. Sem ele, as peças metálicas do motor, que estão em constante atrito e submetidas a fortes explosões do combustível dentro do cilindro, podem simplesmente derreter, inutilizando completamente o motor do carro.

Todo tipo de automóvel, precisa passar por uma revisão constante, pois não são apenas os carros mais antigos que exigem esta atenção.

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias