Veja 5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça

Procedência, garantia e necessidades são critérios muito importantes na hora de fechar negócio

03/11/2022

Com carros zero quilômetro cada vez mais caros e juros mais altos, pela escassez de componentes na indústria, os carros seminovos se tornaram uma opção de compra. Mas como todo grande investimento, vale ficar atento ao seu histórico de manutenção, entre outros detalhes para não cair em ciladas.  
Algo que se deve levar em conta antes de comprar um carro seminovo é fazer antes algumas perguntas a si mesmo para fazer uma compra certeira. Confira abaixo as dicas para não errar na hora de fechar negócio e assim fazer uma boa compra.

1. Escolha um modelo para suas necessidades – o que quero e preciso?
Essa aqui é uma questão clássica que muita gente acaba não seguindo na hora de comprar um carro. Antes mesmo de escolher um modelo, vale levar em consideração quais atributos essenciais e mais relevantes que o automóvel precisa ter.
Se pergunte se aquele carro será usado mais no lazer, trabalho na cidade ou em viagens, qual tipo de uso irá ter, qual o tamanho de porta-malas, se o carro vai rodar em estradas de terra com frequência ou mesmo se precisa ter melhor desempenho para maior agilidade. Dessa forma você saberá o que lhe atende, assim vai reduzir as chances de comprar um modelo que não atenda suas necessidades.


2. Procedência – qual a história do carro?
Apostar a compra em um carro seminovo tem boas vantagens como o valor mais em conta e menor desvalorização. Porém, vale ficar ligado ao histórico de manutenção do veículo, entre outros detalhes para evitar uma possível dor de cabeça depois.


3. Garantia do carro – e se eu tiver problemas?
Quem adquire um veículo usado ou seminovo sabe que a garantia é essencial, principalmente em modelo mais rodados. Para Paulo Barros, o consumidor busca no mercado de seminovos e usados a mesma transparência, segurança e garantias que se observam em outros segmentos: “É fundamental que o cliente receba apoio caso venha a ter problemas com o produto, uma vez que o carro é uma das principais compras de uma pessoa durante a sua vida. Estar atento não apenas ao tempo de garantia, mas aos serviços de pós-venda que uma empresa oferece vai fazer diferença durante a sua experiência enquanto proprietário de um veículo”.


4. Preço do carro – estou pagando realmente o valor que o automóvel vale?
Algo mais do que sabido no mercado é a pesquisa para saber quanto vale determinado veículo. E para isso existem por aí diversas tabelas de preços, como a tradicional Tabela Fipe ou índices mais recentes como a da KBB Brasil. Em ambos você encontra os preços médios de usados e seminovos. De contrapartida, vale ficar ligado em custos extras que devem ser levados em conta na hora da compra, como cartório, documento e manutenção do carro - quanto melhor o estado dele, menor tende a ser o custo deste último.


5. Testando o carro - e se eu mudar de ideia?
No Brasil ainda é tradição conferir o automóvel de perto antes de fechar a compra, já que para muitos sentir o cheiro do carro ou mesmo se imaginar dentro dele é mais do que essencial, por mais que hoje existam plataformas que permitam uma compra 100% online. Mas como tudo não são flores, é possível que, depois de um certo tempo, o veículo não atenda às expectativas ou necessidades do cliente, mesmo com todos os cuidados no processo de compra.

-

Gostou?
Comente e compartilhe. Sua opinião é muito importante para nós.
Acesse nosso site e fique por dentro das novidades www.litoralcar.com.br

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias