Quais são os carros mais econômicos do Brasil em 2022?

Com a alta no preço dos combustíveis, essa tem sido uma pergunta cada vez mais importante para os brasileiros, especialmente na hora de decidir qual carro colocar na garagem.

06/07/2022

No entanto, uma das medidas mais interessantes é escolher um carro popular mais econômico e barato – isso se você estiver em busca de um modelo novo para a sua garagem, é claro.

No segmento de carros populares, as montadoras estão priorizando cada vez mais os conjuntos mecânicos que consomem menos, o que significa adotar motores mais modernos e eficientes, resultando em carros mais econômicos.
Para te ajudar nessa escolha, fizemos uma nova lista com os 10 carros populares mais econômicos de 2022, seguindo a tabela do Inmetro. Para isso, usamos o consumo urbano com gasolina como principal parâmetro.


1) Renault Kwid 1.0 – 14,9 km/l e 15,6 km/l


o Renault Kwid é o carro mais econômico do país. Ele consegue fazer 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e 14,9 km/l e 15,6 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.
O subcompacto usa um motor 1.0 litro flex de três cilindros, capaz de desenvolver até 70 cv e 9,8 kgfm, com câmbio manual de cinco velocidades. Ele alcança os 100 km/h em 14,7 segundos e máxima de 156 km/h.
Vale lembrar que os números acima ainda são referentes ao modelo antes de sua reestilização, quando o motor ficou ligeiramente mais forte, pois a avaliação do Inmetro ainda não incluiu essa novidade.

Valor versão de entrada: R$55.990,00


2) Chevrolet Onix Plus 1.0 – 14,3 km/l e 17,7 km/l

O segundo modelo mais econômico do país é o Chevrolet Onix Plus, que apresenta médias excelentes com seu motor 1.0 de 82 cv e 10,6 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 6 marchas.
Suas médias com etanol são de 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, mas é com gasolina que o modelo surpreende: 14,3 km/l nos trechos urbanos e 17,7 km/l nos rodoviários, apresentando números dignos de um modelo híbrido.
O Onix Plus está no seleto grupo de modelos que tem nota “A” em sua categoria e B no geral. Ele ainda conta com o selo Conpet.

Valor versão de entrada: R$68.390,00


3) Chevrolet Onix 1.0 – 13,9 km/l e 16,7 km/l

O novo Onix tem seu novo motor turbo como um dos principais atrativos, mas é a versão de entrada que se coloca como um dos carros mais econômicos do país.
O popular de entrada da Chevrolet (na nova família e no geral, pois o Joy saiu de linha) tem motor 1.0 de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas.
Seu consumo urbano é de 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina, enquanto na estrada ele tem médias de 11,7 km/l com álcool e 16,7 km/l com gasolina. Tudo isso rende nota “A” na categoria e B no geral, além do selo Conpet de eficiência energética.

Valor versão de entrada: R$63.430,00


4) Fiat Argo 1.0 – 13,9 km/l e 15,1 km/l

Hatch mais moderno da Fiat no Brasil, o Argo 1.0 é o quarto popular mais econômico disponível em nosso país. Ele voltou a ter uma posição boa, depois de ter caído em nosso lista quando perdeu o sistema start/stop.
O motor é o Firefly 1.0, que vem com 3 cilindros e entrega 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm de torque, ligado à transmissão manual de cinco marchas.
Com esse conjunto, ele tem consumo de 9,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 13,9 km/l e 15,1 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria, “B” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.
O Fiat Argo 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 13,4 s e tem máxima de 162 km/h.

Valor versão de entrada: R$62.690,00


5) Hyundai HB20S – 13,6 km/l e 16 km/l

A quinta posição é do Hyundai HB20S, que oferece números bem animadores em seu consumo quando a versão escolhida tem o motor 1.0 turbo. Esse conjunto entrega 120 cv e 17,8 kgfm, sendo ligado ao câmbio manual ou automático de seis marchas.
Além do desempenho mais empolgante, mesmo para um sedã de 1.015 kg, o consumo também agrada. Com etanol, o HB20S faz 9,8 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, enquanto que abastecido com gasolina ele chega a 13,6 km/l e 16 km/l, respectivamente.
Tudo isso o faz ter nota “A” em sua categoria e “B” no geral, o que é muito bom quando percebemos que o Inmetro dá nota “A” no geral apenas para modelos elétricos ou híbridos.

Valor versão de entrada: R$69.900,00


6) Renault Logan 1.0 – 13,6 km/l e 14,2 km/l

Assim como seu irmão hatch, o Logan 1.0 também ajuda os motoristas que querem economizar. Seus números são ainda melhores que o Sandero, mesmo com o peso maior, o que o torna uma boa opção.
Na cidade, o Logan apresenta médias de 9,3 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina, enquanto na estrada esses números ficam em 10 km/l e 14,2 km/l, respectivamente. O conjunto é o mesmo do Sandero, com motor 1.0 12V de 79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.
Esses números renderam nota “B” em sua categoria e nota “B” no geral, além do selo Conpet.

Valor versão de entrada: R$73.590,00


7) Volkswagen Voyage 1.0 – 13,4 km/l e 15,6 km/l

A VW emplaca apenas dois modelos em nossa lista dos populares mais econômicos, mostrando que precisa renovar seus motores. Um deles é o Voyage, que tem o propulsor 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
Nessa configuração, o modelo tem consumo urbano de 8,9 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina. Já na estrada, ele faz 10,6 km/l com etanol e 15,6 km/l com gasolina. Vale lembrar que esses são os números da versão com rodas de 14 polegadas, sendo que com as rodas aro 15 o consumo fica um pouco pior.
De qualquer forma, o Voyage conseguiu nota “A” em sua categoria e ainda tem o selo Conpet, mas apenas nota “B” no geral.

Valor versão de entrada: R$78.490,00


8) Hyundai HB20 1.0 – 13,3 km/l e 14,9 km/l

A oitava posição em nossa lista é novamente da Hyundai, dessa vez com seu modelo mais vendido por aqui. O HB20 1.0 consegue médias com etanol de 9,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, enquanto que a gasolina o faz chegar a 13,3 km/l e 14,9 km/l, respectivamente.
Esses números garantem nota “A” em sua categoria, enquanto no geral ele fica com nota “B”. Assim como seu irmão sedã, o HB20 vem com motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm, ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Valor versão de entrada: R$56.890


9) Volkswagen Gol 1.0 – 13,3 km/l e 14,4 km/l

Quem diria que o Volkswagen Gol continuaria entre os carros mais vendidos do país, e ainda com a vantagem de estar entre os mais econômicos? Mesmo assim, não podemos negar que o hatch precisa de uma renovação geral.
A única versão vendida pela marca, depois que seus motores 1.6 8V saíram de linha, é a de entrada. Ela vem com motor 1.0 de 75/84 cv e 9,6/10,4 kgfm de torque, ligado sempre ao câmbio manual de cinco marchas.
Com esse conjunto, o veterano Gol tem médias urbanas de 9,1 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina, enquanto que na estrada ele faz 10,1 km/l e 14,4 km/l, respectivamente. Isso lhe rendeu nota A na categoria e B no geral.

Valor versão de entrada: R$69.790,00


10) Renault Sandero 1.0 – 13,3 km/l e 14,1 km/l

Vendido apenas com o motor 1.0, o Renault Sandero piorou bastante suas médias nos últimos testes do Inmetro. Com etanol, ele faz 9,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, enquanto que com gasolina as médias são de 13,3 km/l e 14,1 km/l, respectivamente. Mesmo assim ele é bem eficiente na cidade, sendo uma ótima opção para quem quer economizar. Ele vem com o mesmo propulsor 1.0 de 82 cv e 10,5 kgfm de torque do Logan, aliado ao câmbio manual de cinco marchas.
No teste do Inmetro, o Sandero ganhou nota “A” em sua categoria e nota “B” no geral, e ainda ostenta o selo Conpet de eficiência energética.

Valor versão de entrada: R$62.978,00

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fonte: Notícias Automotivas

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