Vai comprar uma caminhonete? Confira dicas para não cometer erros

Quer comprar um caminhonete mas está perdido na escolha definitiva? Neste post trouxemos várias dicas que vão lhe ajudar nessa decisão. Confira!

17/04/2018

No ano de 2017, somente os seis primeiros modelos do ranking de picapes mais vendidas somaram, juntas, 108.517 unidades emplacadas, sendo a Toyota Hilux a mais vendida, comercializada nas versões seminovas por valores a partir dos 103 mil reais. Por este motivo, separamos algumas dicas especiais para a hora de comprar uma caminhonete, que farão valer cada centavo deste investimento e te ajudarão a passar longe dos gastos desnecessários.

Analise as suas necessidades

comprar uma caminhonete

Antes de escolher o melhor modelo, é imprescindível colocar no papel todas as situações à qual a caminhonete será submetida. Um modelo 4x4 que nunca sairá da área urbana, por exemplo, talvez não seja a melhor escolha. Comprar um veículo com capacidade de 500 kg para carregar 700 kg também é prejuízo na certa, porque em algum momento você vai acabar pagando a conta pelo excesso de peso.

Escute a opinião de terceiros

Para certificar-se de que a caminhonete dos seus sonhos realmente cumpre o que promete, vale consultar os sites de reclamação e analisar o que os consumidores estão dizendo. Também há uma série de fóruns e comunidades online onde os proprietários podem relatar suas experiências com relação a uma série de fatores, inclusive sobre o seu relacionamento com a rede de concessionárias.

 

Para uso comercial prefira o motor a diesel

comprar uma caminhonete

Apesar de mais caro, o motor a diesel é mais eficiente, econômico e robusto, ideal para as jornadas pesadas de trabalho. Ele também é a melhor opção quando a intenção é proteger seu patrimônio de funcionários que não estão tão interessados em manter a durabilidade do veículo. Na categoria picapes médias e grandes, as campeãs de venda com motor a diesel em 2017 foram a Fiat Toro, a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger.

 

+ Leia também:

- As picapes mais vendidas no Brasil

- Dicas para comprar o primeiro carro

 

O motor flex diminui o valor da compra

Em relação aos modelos a diesel, as caminhonetas com motores flex ou a gasolina apresentam uma diferença de até R$ 20 mil a menos no momento da compra. Isso porque diversos gastos, como de combustível, além da depreciação na hora da revenda, são maiores na picape flex ou a gasolina. O custo menor também se dá pela possibilidade de comprar um carro menos completo, com tração 4X2 ou sem sistema de distribuição eletrônica de frenagem, por exemplo.

 

Cuidado redobrado se a caminhonete for usada

comprar uma caminhonete

Ao buscar por uma caminhonete usada, os cuidados devem ser ainda maiores. Comece fazendo um check-up na suspensão e verifique o estado das molas, amortecedores e batentes da suspensão traseira. Na suspensão dianteira analise os pivôs, borrachas das bandejas e terminais de direção. Procure por vazamentos de óleo do motor, câmbio ou caixa de direção hidráulica.

Por fim, um test-drive pode indicar a presença de algum barulho suspeito, como um ruído estranho no motor ou mesmo uma embreagem cansada. E se perceber folga na direção, poeira vermelha embaixo do carpete ou cantos das portas, suspensão muito barulhenta e acabamento maltratado, é melhor esquecer é procurar outra oferta.

 

No site da Litoral Car você encontra diversos modelos de caminhoneta para escolher. E não se esqueça, após comprar uma caminhonete, de colocar um protetor em sua caçamba. Isso porque materiais duros e pontiagudos podem tirar a tinta e dar início a pontos de ferrugem, o que depreciará bem o seu carro no momento da revenda.

Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Claudemir há 9 meses atrás disse:

Tô querendo comprar minha primeira camionete. Como não tô com muito dinheiro quero uma usada. Pra serviço tanto na cidade quanto no campo e p carregar minha família estou na dúvida entre s10 hilux e l200. Qual vc indicaria ?

Responder
Jotacir Rodrigues há 11 meses atrás disse:

Tô querendo comprar minha primeira caminhonete, vou comprar usada, pois no momento não dá pra pegar a zero , estou indeciso entre Hilux e S10, peço por favor um lista de itens a ser averiguado antes de fechar negócio. Desde já muito agradecido.

Responder
Mario Gomes há 3 anos atrás disse:

Qual modelo de caminhonete usada me indicaria até 70.000,00 sou comerciante, preciso de um veículo com manutenção baixa para rodar em área urbana e para terra e para viagens com a família , as duas que mais me agrada é S-10 e a Amarok , qual me indicaria ? Ou indicaria outra ?

Responder
Éder há 3 anos atrás disse:

Para viagens e pequena cargas a melhor e a s10,a amaroc melhor e a V6,a 2.0 16 válvulas da muito problema e a manutenção e muito mais cara do que dá s10

Responder
Júlio Gomes de Lima há 3 anos atrás disse:

Bom noite...
Gostei muito das dicas parabéns muito obrigado

Responder
Júlio Gomes há 3 anos atrás disse:

Bom noite...gostei muito das dicas parabéns

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias