Saiba as três novas leis de trânsito para 2023

Você que possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ficar atento as novas leis que vamos apresentar, essas leis de trânsito entrarão em vigor a partir de janeiro de 2023 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

29/03/2023

Nova validade da CNH

A validade da CNH é inversamente proporcional à idade de quem dirige o veículo, ou seja: quanto mais jovem, por mais tempo valerá a habilitação. Motoristas de até 49 anos terão o documento válido por 10 anos, já os que têm entre 50 e 69 anos precisarão renovar o documento a cada cinco anos, e condutores com 70 anos ou mais renovarão a habilitação a cada três anos.

Exame toxicológico

A Medida Provisória (MP) 1.153 de 2022 prorrogou a exigência do exame toxicológico periódico. A resolução suspende até 2025 a aplicação de multa para motorista profissional que não realizar o exame. A exigência do exame é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito, que, em junho do ano passado, estabeleceu prazos para a realização conforme a data de vencimento da CNH. Com a nova regra em vigor, a aplicação da multa e das demais penas ficam adiadas para 1º de julho de 2025
Farol baixo em rodovias
Transitar com o farol baixo ligado ao pegar uma estrada durante o dia não é mais necessário. Apesar de maior segurança, a regra de trânsito para uso do farol baixo foi modificada e o uso passa a ser obrigatório apenas em rodovias de pista simples.

Conversão à direita no semáforo vermelho

Outra das regras de trânsito que passam a valer em 2023 é a possibilidade de fazer uma conversão à direita com o semáforo vermelho. Isso desde que haja uma sinalização no local que permita a manobra. A conversão à direita com o semáforo fechado é permitida somente em cruzamentos com placas de sinalização que indicam a autorização de avançar o sinal. Em locais sem a sinalização, a manobra segue proibida.

-

Gostou?

Comente e compartilhe. Sua opinião é muito importante para nós.
Acesse nosso site e fique por dentro das novidades www.litoralcar.com.br

 

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias