Carros híbridos e elétricos: entenda todas as diferenças

Saiba as definições desses dois tipos de carros, suas principais características e suas maiores diferenças.

17/07/2019

Empresas automobilísticas têm se preocupado cada vez mais em entregar modelos de carros mais sustentáveis para o mercado. Os carros híbridos e elétricos podem ser a solução para um mundo mais verde: emitem uma quantidade menor de poluentes, economizam combustível e também diminuem a poluição sonora, visto que quase não produzem ruídos como os carros convencionais.

Mas como são alternativas relativamente novas na indústria, acabam gerando dúvidas quanto às vantagens e desvantagens que possuem, além de serem facilmente confundidos entre si. Por isso, preparamos essa matéria para explicar o que são carros elétricos e carros híbridos, quais são as suas diferenças e também suas funcionalidades.

O que é um carro híbrido?

O carro híbrido possui duas fontes de energia: um motor à combustão (gasolina) e um motor elétrico. Eles funcionam tanto de forma conjunta quanto individual: o que vai definir isso é o tipo de estrada em que o carro irá atuar. Em uso urbano, o motor elétrico geralmente acaba sendo mais utilizado; já em estradas mais pesadas, o motor a combustão entra em jogo.

Os carros híbridos são divididos em três categorias: híbridos-paralelos, híbridos-série e híbridos-mistos. Os híbridos-paralelos utilizam o motor movido a eletricidade para ajudar o modelo à combustão. Já nos híbridos-séries, o motor à gasolina atua como carregador de baterias para o carro, onde essas alimentam o motor elétrico e os freios regenerativos. Nos híbridos-mistos, são os dois motores que entram em ação: o elétrico para velocidades mais baixas, enquanto o modelo à combustão em velocidades mais altas.

O que é um carro elétrico?

É um veículo movido 100% a eletricidade. Ou seja, ao contrário do carro híbrido, ele possui apenas um motor: o elétrico. Dessa forma, não utiliza uma gota sequer de combustível – apenas baterias de íons de lítio montadas na base da plataforma. O carro elétrico possui um plugin, que é frequentemente colocado na frente do veículo para fazer as recargas. Toda recarga do automóvel é realizada em postos especializados (os eletropostos), que possuem infraestrutura necessária para comportar essa demanda.

Agora que você já conhece o conceito desses dois modelos, vamos falar diretamente sobre as funcionalidades dos carros híbridos e elétricos.

Vantagens e desvantagens do carro híbrido

  • Por ter um motor à combustão, a maioria dos carros híbridos não precisam de recarga;
  • Possui alto desempenho em congestionamentos (é possível conduzir o carro apenas com o motor elétrico, enquanto as baterias são recarregadas em cada frenagem).
  • Possui manutenção semelhante ao do carro convencional;
  • Emite mais poluentes que um carro elétrico devido ao motor à combustão que possui.

Vantagens e desvantagens do carro elétrico

  • Possui ZERO emissão de poluentes;
  • Possui autonomia de percurso de até 400km;
  • É mais econômico em questão de investimento: você pagará muito menos para ele carregar em comparação com o abastecimento de combustível;
  • Fica refém dos postos de abastecimento elétrico e de uma rede de recarga preparada;
  • O tempo de recarga pode ser longo: entre 6 a 12 horas.
     

    O grande problema desses modelos

    Por terem um alto valor de comercialização no Brasil, carros híbridos e elétricos acabam não sendo muito populares. Para você ter uma ideia, o modelo híbrido mais barato disponível no nosso país sai em torno de R$126 mil, enquanto a versão elétrica fica por R$160 mil. Isso acontece por conta de dois grandes motivos: o fato de serem automóveis importados e também de não haver uma política de incentivo para redução dos preços.

    Depois de ler esse texto, você sente que conhece mais sobre carros híbridos e elétricos? A gente espera que tenha solucionado as suas dúvidas. Fique de olho em nosso blog para mais matérias como essa!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias