Revisão do carro: quais as peças devo ter mais cuidado?

Direção segura não se resume apenas em ter atenção às sinalizações e à velocidade. Fazer a revisão automotiva completa periodicamente também é uma forma de cuidar da sua vida no trânsito. Há peças que precisam de maior atenção, pois são essenciais para o funcionamento do veículo e devem constar na revisão do carro.

21/09/2022

9 itens mais importantes para uma revisão automotiva completa
Em uma revisão do carro, o ideal é que todos os itens sejam devidamente verificados e ajustados.  Alguns deles podem ser priorizados, tendo em vista que interferem significativamente na utilização e no desempenho do automóvel.

Confira, a seguir, quais são eles:

1. Motor
Ter problemas com o motor do carro no meio do trânsito pode causar sérias dores de cabeça. Além disso, trata-se de um dos itens mais caros do carro. Se possível, mantenha seu motor sempre revisado. Para isso, cheque se há vazamento de fluídos, como o líquido do arrefecimento e o óleo do motor.

2. Freios
Os freios são essenciais para evitar acidentes, colisões e outras situações indesejadas. É fundamental mantê-los conservados e em perfeito funcionamento.
Atenção para o óleo do freio,  a luz de freio na traseira, o disco de freio, a pastilha e o freio de mão.

3. Transmissão
Na revisão do carro cuide de todas as peças que compõem o sistema de transmissão: embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semieixo. Quando fizer um checkup de rotina, peça para o profissional também verificar essas partes do veículo — e não deixe o óleo de lado, é claro!

4. Sistema elétrico
O sistema elétrico do automóvel precisa estar em dia na manutenção preventiva. Isso porque panes são comuns e a falta de checagem pode agravar esses problemas. O ideal é que, a cada 6 meses, seja feita uma avaliação da bateria e do alternador. Se possível, dê atenção a todos os componentes elétricos.

5. Pneus
A vida útil do pneu é um dos pontos mais importantes para ficar longe dos problemas na direção. Quando estão carecas, com calombos ou furados, devem ser imediatamente trocados, porque a estabilidade do carro depende disso.

6. Radiador
A água do radiador deve operar na proporção correta em relação ao aditivo — essa medida, em geral, é especificada pela fabricante do veículo. Aliás, não só ele, mas também o sistema de arrefecimento como um todo deve ser acompanhado de perto por um profissional. Em poucas palavras, essa é a parte do carro que indica a temperatura de trabalho do motor. Se ele operar acima ou abaixo do indicado, o desempenho tende a ser comprometido.

7. Correia dentada
Esquecida por muitas pessoas, a correia dentada também deve ser substituída periodicamente. Esse intervalo varia de acordo com o modelo. Dessa forma, para acabar de vez com as dúvidas sobre o assunto, confira o manual do proprietário. A troca é recomendada por conta do desgaste nos rolamentos auxiliares e esticadores. Também pode valer a pena substituir as outras peças do conjunto de sincronização. Isso evita que os vícios do conjunto antigo prejudiquem o funcionamento de uma nova peça.

8. Velas
A vida útil de uma vela pode variar muito. Cada montadora especifica, no manual do proprietário, a data na qual ela deve ser trocada. De maneira geral, pode-se dizer que a inspeção desse material é a cada 10 mil quilômetros rodados e/ou depois de 1 ano. Cabe lembrar que existem diferentes tipos de velas sendo comercializadas.

9. Filtros
Há 4 tipos de filtros que podem ser trocados uma vez por ano, em média. São eles:

• filtro de ar-condicionado;
• filtro de óleo;
• filtros de ar;
• filtro de combustível.

Os chamados filtros laváveis, bastante comercializados no Brasil, podem ter preços mais atrativos, mas acabam deixando a desejar quando o assunto é eficiência. Por causa disso, prefira outros modelos.
Não se esqueça também de outros elementos imprescindíveis para o carro, que devem ser conservados, como faróis, espelhos, limpadores de para-brisas, mangueiras, injeção direta e assim por diante. A limpeza dos bicos injetores também precisa ser verificada durante a revisão do carro. Com esses cuidados, sua direção será muito mais segura.
Caso alguma outra dúvida apareça, informe-se por meio do manual do veículo . A manutenção preventiva de carros é um investimento em segurança que ajuda você a economizar no futuro e faz com que o carro se mantenha valorizado por mais tempo. Portanto, programe-se para fazer a revisão automotiva completa sempre que necessário.

-

Gostou?
Comente e compartilhe. Sua opinião é muito importante para nós.
Acesse nosso site e fique por dentro das novidades www.litoralcar.com.br

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias