Veja os carros mais econômicos lançados em 2019

Confira uma lista dos carros que gastam menos combustível e a importância desse assunto.

11/02/2020

Não adianta o automóvel ter somente um design sofisticado e um motor extremamente potente. Uma das coisas que mais se leva em consideração na hora de comprar um veículo é a quantidade de combustível que ele consome. Afinal, ninguém quer tomar prejuízo depois da compra de um carro, não é?! Por mais atrativo que seja sua aparência e suas especificações técnicas.

Por conta dessa enorme relevância, a Revista Quatro Rodas fez uma pesquisa para descobrir quais são os carros mais econômicos lançados em 2019, por meio de testes instrumentados com os veículos para obter a quantidade de consumo de combustível de cada um. A ideia foi descobrir quantos quilômetros os carros faziam por litro. Confira a lista divulgada com o resultado:

1º lugar: Volkswagen Golf GTE 1.4 TSI

Quantidade de combustível gasto: 41 km/l

2º lugar: Toyota Prius 1.8

Quantidade de combustível gasto: 26,3 km/l

3º lugar: Lexus UX 250h e ES 300h

Quantidade de combustível gasto: 22,7 km/l

4º lugar: Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8

Quantidade de combustível gasto: 20 km/l

5º lugar:  Renault Kwid Intense 1.0

Quantidade de combustível gasto: 13,9 km/l

6º lugar: Hyundai HB20S Diamond 1.0 turbo AT

Quantidade de combustível gasto: 13,6 km/l

7º lugar: Hyundai HB20 Diamond 1.0 turbo AT

Quantidade de combustível gasto: 13,2 km/l

8º lugar: Renault Kwid Outsider 1.0

Quantidade de combustível gasto: 13 km/l

9º lugar: Mercedes-Benz GLC 220d Enduro, Chevrolet Onix Plus Premier, VW Virtus Highline 200 TSI

Quantidade de combustível gasto: 12,8 km/l

10º lugar: Toyota RAV4

Quantidade de combustível gasto: 12,5 km/l

Quem consumiu menos e quem bebeu mais

Em décimo lugar ficou o Toyota RAV4, SUV vendido no Brasil apenas na versão híbrida. Em nono lugar, houve um empate triplo: o SUV médio da Mercedes Benz, o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Virtus da frota de Longa Duração. O Renault Kwid Outsider ficou na oitava posição, o Hyundai HB20 na sétima, o Hyundai HB20S na sexta (consumiu menos combustível que a versão hatch) e o Renault Kwid Intense na quinta colocação. Todos os modelos citados tomaram entre 12 a 13 quilômetros por litro, apresentando pouca diferença entre cada um.

Quem ganhou vantagem, na verdade, foi o primeiro carro híbrido flex do mundo: o Toyota Corolla, que atingiu 20 km/l e ficou na quarta posição. Pertinho dele, o Lexus UX 250h e ES 300h fizeram 22,7 km/l, enquanto o Toyota Prius atingiu 26,3 km/l.

Mas o primeiríssimo lugar ficou com o Volkswagen Golf GTE, que atingiu um número muito superior aos outros: 41 km/l. O hatch híbrido fez bonito, não fez? Ele consumiu 3x menos combustível do que os modelos que citamos no início.

Mas como comprar um carro econômico?

Para descobrir se um carro é considerado econômico ou não, é feito um cálculo de MJ/km (megajoule por quilômetro), onde é medido quantos quilômetros o veículo gasta em cada litro de combustível. Mas quem faz isso, você que vai comprar? Não, o INMETRO faz esse processo e apresenta um ranking dos veículos mais econômicos.

E por que comprar um carro econômico?

Essa pergunta pode parecer óbvia, mas é algo que você deve levar muito em consideração. A eficiência energética vem sendo cada vez mais pauta, já que as indústrias automobilísticas têm se preocupado mais em entregar carros potentes e que gastem menos combustíveis.

Tanto a gasolina quanto o etanol e o diesel vêm ficando mais caros. Então é uma escolha que pode ser bastante vantajosa para o seu bolso. Mas esses benefícios vão além da questão financeira: é preciso pensar no meio ambiente, que sofre muito com a emissão de gases poluentes na atmosfera. Portanto, carros que consomem menos combustíveis liberam menos gases poluentes, o que contribui positivamente no combate ao efeito estufa.

Este foi o nosso artigo sobre os carros mais econômicos lançados em 2019. Quer ler mais conteúdos desse tipo? Fique de olho em nosso blog. Até mais!

Compartilhe

Comentários

Últimas notícias