Os 10 carros mais seguros para as viagens de final de ano

Selecionamos os carros mais seguros, de acordo com os testes feitos pelo Latin NCAP, para que você possa aproveitar a melhor época do ano sem preocupações.

20/12/2016

 

Com a chegada das festas de final de ano, o movimento nas estradas aumenta e a chance de acontecerem acidentes também. Foi pensando nisso que o programa independente de avaliações, o Latin NCAP, começou a realizar testes com inúmeros veículos para mostrar quais são os carros mais seguros para adultos e crianças.

Desde 2010, a entidade já testou mais de 50 carros, o que possibilitou a criação de um ranking, no qual os modelos são classificados por estrelas (máximo de 5) e pontuações (num total de 66).

Para fazer a avaliação, a Latin NCAP realiza um teste de colisão, no qual cada veículo se choca frontalmente com uma barreira que representa outro veículo, a 64 km/h. Esses testes de impacto utilizam 4 bonecos, que representam 2 adultos no banco da frente e 2 crianças no banco de trás, sentadas em cadeirinhas infantis.

Confira abaixo a lista dos carros mais seguros e boa viagem!

 

1. Volkswagen Golf + 7 Airbags

> Adultos: 16,56 pontos (máx. 17)
> Crianças: 44,30
pontos (máx. 49)

Atualmente importado do México, com sete airbags (duplo frontal, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), o Volkswagen Golf 7 se consagrou como o carro mais seguro já avaliado pelo programa.

O carro da Volks obteve 5 estrelas na segurança do passageiro adulto e do passageiro infantil. De acordo com informações divulgadas pelo Latin NCAP, o bom desempenho do Golf quanto à proteção do passageiro criança deve-se ao uso das ancoragens Isofix para cadeirinhas infantis.

O carro ainda vem com controles de estabilidade e de tração e sistema Multicollision Brake, que freia o veículo após detectar uma colisão, diminuindo os danos. Como opcional, oferece o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente.

 

2. Honda HR-V + 2 Airbag

> Adultos: 16,70 pontos (máx. 17)
> Crianças: 43,30 pontos (máx. 49)


O HR-V da Honda detém o título de carro mais seguro do mercado feito no Brasil. Lançado em 2015, o veículo recebeu 5 estrelas para proteção de adultos e de crianças. Durante o teste de colisão, a estrutura do veículo mostrou um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança.

A cadeirinha para crianças de 3 anos foi capaz de impedir deslocamento excessivo para frente durante o impacto e ofereceu boa proteção. Além disso, o sistema de retenção para crianças de 18 meses teve bom desempenho.

 

3. Toyota Hilux + 3 Airbags

> Adultos: 15,71 pontos (máx. 17)
> Crianças: 44,25 pontos (máx. 49)


Classificada com 5 estrelas tanto em proteção para adultos, quanto para crianças nos testes de impacto promovidos pelo Latin NCAP, a Toyota Hilux passou a integrar o time dos carros vendidos no Brasil com nota máxima em segurança.

O Latin NCAP destacou que a estrutura do modelo é forte, com dispositivos importantes para a proteção dos ocupantes, como os 3 airbags de série (cabeça e peito do motorista, joelhos do motorista e cabeça e peito do passageiro), freios ABS em 4 canais e lembrete do uso de cintos de segurança para os passageiros dianteiros.

Segundo a entidade, a performance também foi boa no teste de impacto lateral. A nota em segurança infantil é resultado dos cintos de segurança de 3 pontos para todas as posições no banco de trás, além de ancoragens Isofix. 

 

4. Jeep Renegade + 2 Airbags

> Adulto: 16,12 pontos (máx. 17)
> Crianças: 43,54 pontos (máx. 49)


O Jeep Renegade foi o primeiro modelo produzido no Brasil a obter nota máxima em todos os quesitos de segurança. Fabricado em Goiana (PE), o SUV conquistou 5 estrelas tanto na nota de proteção a adultos quanto crianças.

Segundo o Latin NCAP, a estrutura do veículo é forte, os airbags e cintos de segurança protegem corretamente os ocupantes no impacto frontal, proporcionando uma boa proteção no impacto lateral.

As cabeças do motorista e do passageiro foram bem protegidas pelos airbags do motorista e do passageiro no impacto frontal. Ambos os cintos de segurança estavam equipados com pretensores e limitadores de carga, oferecendo uma proteção adequada e boa ao peito do motorista e ao do passageiro respectivamente.

As áreas dos joelhos do motorista e do passageiro não mostraram estruturas críticas. A carroceria foi qualificada estável e capaz de suportar maiores cargas. O modelo também cumpriu com os requisitos da Norma UN95 de teste de impacto lateral. 

 

5. Honda City + 2 Airbags

> Adultos: 16,07 pontos (máx. 17)
> Crianças: 41,81 pontos (máx. 49)


Reavaliado pelo Latin NCAP, o Honda City subiu de 4 para 5 estrelas na proteção a adultos e permaneceu com quatro na proteção para crianças.

Com airbag duplo, o sedã apresentou boa proteção para a cabeça, pernas e o peito do passageiro e do motorista, com proteção apenas marginal para as coxas. Para as crianças, a proteção foi considerada fraca, mesmo com sistema Isofix de engate.

De acordo com o Latin NCAP, a carroceria do modelo foi classificada como estável e capaz de receber ainda mais carga. O modelo também se saiu bem no teste de impacto lateral, dissipando a energia apenas com o teto e o piso. Assim como no HR-V, a cadeirinha para crianças de 3 anos foi capaz de impedir deslocamento excessivo para frente durante o impacto e ofereceu boa proteção.

 

6. Toyota Corolla + 3 Airbags

> Adultos: 15,83 pontos (máx. 17)
> Crianças: 41,25 pontos (máx. 49)


O Toyota Corolla, que dispõe de 5 airbags (duplo frontal, dois laterais e para o joelho do motorista), obteve 5 estrelas para proteção de adultos e 4 para a de crianças. O veículo foi testado com colisão frontal e lateral, obtendo resultados bem satisfatórios.

Os airbags do tipo cortina estão presentes na versão mais cara, a Altis. O ponto fraco do modelo, no entanto, é a ausência dos controles de estabilidade e de tração. 

 

7. Honda Fit + 2 Airbags

> Adultos: 16,26 pontos (máx. 17)
> Crianças: 39,48 pontos (máx. 49)


Terceiro modelo da Honda na lista, o Honda Fit ganhou 5 estrelas para proteção de adultos e 4 para crianças. O Latin NCAP destacou a atuação dos cintos, dos airbags e do Isofix do veículo.

O carro também oferece airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, porém apenas na versão topo, além de câmera de ré multivisão e pino de segurança para tapete do condutor.

 

8. Volkswagen Up! com Airbag duplo

> Adultos: 15,86 pontos (máx.17)
> Crianças: 39,24 pontos (máx.49)


O Volkswagen Up! é o único modelo de entrada a figurar no ranking dos carros mais seguros produzidos no Brasil. De série, o veículo ainda dispõe de alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança e do sistema Isofix, ainda incomum nos carros mais acessíveis.

Os resultados dos testes indicaram que, tanto a cabeça quanto o pescoço, receberam boa proteção durante o impacto frontal. Os sistemas de retenção proporcionaram uma proteção adequada ao peito do motorista e ao do acompanhante.

A área dos pés permaneceu quase sem deformações depois do impacto. A carroceria foi considerada estável e capaz de resistir maiores cargas. O veículo também foi aprovado no teste de impacto lateral UN95.

 

9. Ford Focus III com Airbag duplo

> Adultos: 16,52 pontos (máx. 17)
> Crianças: 38,06 pontos (máx.49)


Equipado de série com controles de estabilidade e de tração, auxiliado pelo Sistema de Estabilidade Preventivo, o Ford Focus III recebeu a pontuação máxima de 5 estrelas na segurança de adultos e 4 estrelas na segurança e crianças. No entanto, o resultado só é válido para as versões hatchback e sedan.

De acordo com o Latin NCAP, a cabeça e o pescoço do motorista obtiveram boa proteção no impacto frontal. Além disso, os sistemas de retenção ofereceram uma proteção adequada ao peito do motorista e ao do acompanhante.

A versão topo, Titanium, ainda oferece frenagem autônoma, que freia automaticamente o carro ao perceber que ele se aproxima rapidamente do veículo à frente. 

 

10. Volkswagen Jetta + 2 Airbags

> Adultos: 15,34 pontos (máximo 17)
> Crianças: 39,20 pontos (máximo 49)


O Volkswagen Jetta, foi avaliado em sua versão de entrada, que possui o básico airbag duplo, sensor de estacionamento e Isofix, e obteve a pontuação máxima de 5 estrelas para a proteção de adultos e 4 estrelas para a proteção de crianças.

De acordo com o Latin NCAP, durante o teste de colisão, a cabeça e o pescoço do motorista e do acompanhante obtiveram boa proteção no impacto frontal. Por fim, os sistemas de retenção ofereceram uma proteção adequada ao peito do motorista e ao do acompanhante.

 

Depois de conhecer os carros mais seguros, que tal fazer uma leitura rápida no post com os itens que podem ser revisados pelo motorista, para garantir ainda mais a proteção de todos durante as viagens de final de ano?

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco.
Até a próxima!
 

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias