Como cuidar da pintura do carro

Com o passar do tempo, o carro vai perdendo o brilho. Por isso, separamos algumas dicas de como cuidar da pintura do carro. Confira!

19/02/2018

Com o passar do tempo, o carro vai perdendo o brilho, fazendo com que o veículo já não pareça tão bonito como no início. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar da pintura do carro e mantê-la sempre brilhante, com cara de nova.

 

Limpe o carro

Por mais óbvio que pareça, o primeiro passo para manter a durabilidade da pintura do carro é limpar o veículo com frequência. Com o passar do tempo, a sujeira acaba danificando a lataria e, dependendo das impurezas, pode até manchá-la permanentemente.

Os dejetos dos passarinhos, por exemplo, podem causar grandes danos em metais, por conta da sua composição ácida extremamente corrosiva e, por isso, devem ser removidos assim que possível.

O indicado é lavar o carro uma vez por semana. Mas se o veículo não trafega com frequência ou o faz por ambientes pouco poluídos, o intervalo pode ser aumentado para cada 15 dias. Para realizar a limpeza, use sabão neutro ou sabão próprio para carros.

No entanto, é preciso certificar-se de que o produto não contém metacil, um detergente cor de rosa que facilita a lavagem, mas é extremamente abrasivo para a lataria. Sabão em pó também é agressivo, por isso, evite.

 

Limpe à sombra

Para manter o carro limpo e a pintura brilhando, o indicado é que a limpeza do mesmo seja feita à sombra e com o automóvel frio. Isso porque determinadas substâncias, em contato com a luz solar ou o calor, podem sofrer alterações em sua composição, ocasionando manchas e danos à pintura.

 

+ Leia também:

- Como trocar o pneu do carro?

- Carros 2018: Veja 5 modelos esperados para o próximo ano

 

Aplique cera

como cuidar da pintura do carro

Ao sair de fábrica, os veículos contam com uma camada protetora que, com o tempo, vai se desgastando. E a melhor forma de devolver essa proteção ao carro é por meio da aplicação de cera. A utilização deste produto garante uma superfície protegida e com muito mais brilho, mantendo a aparência de novo.

O recomendado é que a cera seja aplicada logo após a lavagem, a cada dois ou três meses. Além disso, lembre-se de que as ceras comerciais têm uma durabilidade média de um mês e que os produtos profissionais resistem de seis meses a um ano.

 

Realize o polimento do veículo

Pode ser que as dicas acima não foram seguidas à risca e a pintura do veículo se encontre danificada. Neste caso, o mais indicado é o polimento do veículo. Também conhecido como revitalização, cristalização ou espelhamento, o polimento é um processo abrasivo, que remove uma fina camada de tinta do automóvel, eliminando as manchas e riscos leves, revitalizando a aparência da mesma.

O serviço, que só deve ser realizado com o carro extremamente limpo, possibilita excelentes resultados, recuperando as características originais do carro. Depois de realizado, o aconselhado é encerar o carro para manter uma camada protetora e garantir a permanência dos resultados obtidos.

É importante destacar que o polimento só deve ser realizado por profissionais capacitados, pois, se for feito de maneira incorreta, será preciso fazer uma pintura nova para reparar os danos.

 

Cubra o veículo e estacione à sombra

como cuidar da pintura do carro

Deixar o carro na garagem coberta é sempre a melhor alternativa quando o assunto é proteger o veículo. Entretanto, se for preciso estacionar em local descoberto, tente deixar o veículo à sombra, evitando os locais abaixo de árvores, já que os dejetos dos passarinhos também são prejudiciais, como explicamos acima.

E se o carro for ficar parado por muito tempo, talvez a melhor alternativa seja a utilização de uma capa, desde que seja de boa qualidade, como a de polietileno especial texturizado com forração total, e seja colocada e retirada com muito cuidado.

Agora que você já sabe como cuidar da pintura do carro, confira as novidades do blog e fique por dentro de tudo o que acontece no universo automotivo.

 

Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias