Como lavar o carro: 11 passos para fazer isso de forma correta

Não apenas por motivo estético, lavar o carro também ajuda a conservar seu veículo. Confira aqui 11 passos para fazer isso de forma correta!

21/06/2017

Lavar o carro não é só um capricho estético. Quando feito da maneira correta, esse cuidado também evita a desvalorização de uma lataria com pintura mal cuidada. Por este motivo, selecionamos alguns passos de como lavar o carro para evitar prejuízos financeiros e conservar tudo limpinho.

Os cuidados, que devem ser realizados semanalmente ou no máximo a cada quinze dias, vão do local onde o carro está estacionado, até a conservação dos materiais utilizados. Tudo para escapar de uma série de danos, como o surgimento de manchas e arranhões.

 

1. Estacione na sombra

Com o carro na sombra você evita que a espuma ou a água sequem antes da hora, impedindo o surgimento de manchas na pintura. Além disso, quando está sob o sol, o calor acelera a evaporação da água e dificulta a limpeza.

 

2. Prepare o carro

É importante tomar alguns cuidados que facilitarão a limpeza e evitarão problemas. Antes de iniciar os procedimentos, feche as janelas para não deixar a água entrar. Recolha a antena para que ela não quebre e erga os limpadores de pára-brisa, deixando-os em posição vertical.

 

3. Separe tudo o que você precisar

Para limpar o carro, você precisará de detergente automotivo, dois baldes, mangueira e panos para secar o veículo, além de luvas ou uma esponja para lavar carros e uma escova ou esfregão para limpar os pneus.

 

4. Encha dois baldes com água

Separe um dos baldes cheios para o momento do enxágue. No outro, acrescente o detergente, na quantidade recomendada pelo fabricante, para usar na lavagem.


5. Solte e amoleça os resíduos de sujeira

Para soltar a sujeira e facilitar a limpeza, molhe todo o carro com o auxílio de uma mangueira e deixe-o assim por cerca de 10 ou 15 minutos. Apenas verifique se não há nenhum problema com a vedação, para que a água não invada o interior do veículo através das frestas das janelas.

 

6. Lave o carro de área em área, começando por cima

Quando lava o carro de cima para baixo, o detergente escorre aos poucos para as partes inferiores, facilitando todo o processo. Além disso, dê várias voltas para realizar a limpeza e evite fazer isso de maneira exagerada, para não riscar a lataria.

 

7. Enxágue cada parte logo após a lavagem

Após lavar uma área, enxágue-a logo com a mangueira. Isso evita a secagem do detergente, que também pode manchar a pintura. Lembre-se e fazer esse processo sempre de cima para baixo.

 

8. Deixe a parte inferior e as rodas do carro por último

 

Essas são as áreas mais sujas do veículo. Por isso, molhe o inferior e as rodas e deixe para limpá-las apenas no final da lavagem. Isso evita que os acessórios de limpeza, como esponja e luvas, fiquem sujos demais para serem utilizados do restante do carro.

 

9. Seque o carro com panos limpos

Para esta tarefa, prefira as toalhas de microfibra, algodão ou silicone. Você pode secar o carro de duas maneiras. A primeira é arrastando levemente a toalha sobre superfície molhada. A segunda é comprimindo a toalha sobre a área molhada, a fim de absorver a água.


10. Encere o carro quando ele estiver seco

Com o veículo completamente seco, passe uma cera, ou produto semelhante, sobre toda a superfície, no intuito de proteger a pintura e fazer com que ela não se deteriore ou desbote. Você também pode utilizar um polímero. Eles duram mais que a cera e podem ser encontrados em lojas de autopeças. No entanto, costumam ter preços bem mais altos.

 

11. Limpe todos os materiais utilizados

Depois de finalizar toda a limpeza e os processos posteriores, limpe cada um dos itens utilizados, para que eles estejam em boas condições para a próxima lavagem. No caso das toalhas, jogue-as diretamente na máquina de lavar, sem amaciante, pois ele pode se prender nos poros do tecido e deixar resíduos na superfície do carro.

 

Agora que você já sabe como lavar o carro, aproveite para ler os outros posts no nosso blog. Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar a sua sugestão, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

TANIA TURQUE VIEIRA há 3 anos atrás disse:

Adorei a explicação!

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias