7 cuidados com o carro que você deve ter todo mês

Mantenha a segurança do seu carro com estas 7 dicas de manutenção que podem ser feitas em casa. Garanta a vida útil do seu veículo e confira mais aqui!

13/12/2017

Manter a segurança do veículo é fundamental, mas exige cuidados constantes e a manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir o bom funcionamento de cada componente. Ao estabelecer alguns cuidados com o carro, que podem acontecer em casa mesmo, você garante que a sua vida útil seja mantida, evitando dores de cabeça desnecessárias.

 

1. Freios

Os freios estão entre os itens mais importantes do veículo e, desta maneira, devem ser verificados mensalmente. Para isso, atente-se ao fluído de freio, ao pedal responsável pelo seu funcionamento, se há vazamentos na parte hidráulica e se há desgaste nas pastilhas e discos. Caso observe alguma dessas situações, não deixe de levar o seu veículo a um mecânico de confiança.

 

2. Bateria

Responsável pelo armazenamento da energia utilizada no funcionamento de todo o sistema elétrico e eletrônico do carro, a bateria deve ser verificada constantemente. Para isso, analise a limpeza dos cabos conectados, se eles estão bem fixados aos pólos da bateria e como estão as condições de funcionamento do sistema de carga e partida.

 

3. Correias dentadas

Presentes em vários locais, as correias dentadas são responsáveis por manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo do comando de válvulas. Sua substituição ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, mas também é preciso procurar por diminuições nas espessuras e o surgimento de rachaduras. Do contrário, sua quebra poderá provocar a trava do motor, comprometendo todos os componentes.

 

4. Pneus

Responsáveis pela aderência correta do veículo ao solo, os pneus estão diretamente relacionados à segurança do veículo. Neste item, o mais importante é se atentar ao desgaste. Quando este apresenta-se irregular, pode indicar a necessidade de alinhamento e balanceamento em um local especializado.

 

+ Leia também:

- 10 dicas para cuidar do carro

- 10 itens que podem ser revisados pelo motorista

 

5. Óleo

O óleo do motor tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa ser verificado periodicamente, com o auxílio da vareta de óleo. Como já explicamos neste post, a revisão deve ser feita com o motor frio, em uma superfície plana. Caso o nível esteja abaixo, é preciso procurar por um centro automotivo, já que o veículo pode apresentar vazamentos.

Também é importante fazer a substituição do óleo de acordo com os prazo estabelecidos pela montadora. Com isso o consumo de combustível será adequado e a emissão de poluentes do veículo será controlada. Caso a troca não seja feita, podem ocorrer falhas no sistema de lubrificação, além de avarias internas no motor.

 

6. Radiador

O radiador é o responsável pela refrigeração motora do veículo. Desta maneira, o nível de água do seu reservatório deve ser verificado mensalmente e as medidas respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo. Se o funcionamento deste item não estiver adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível e, na pior das hipóteses, comprometer alguns elementos importantes, como é o caso da junta de cabeçote.

 

7. Pintura

A pintura não está relacionada a segurança, mas é fundamental mantê-la sempre em bom estado, para que não prejudique uma possível venda. Desta maneira, procure incluir a cera na lavagem mensal, já que esta dispõe de elementos que protegem a pintura contra o sol, a chuva e o pó.

 

Com alguns cuidados com o carro, realizados a cada mês, o seu veículo pode durar muito mais tempo e ainda ser revendido por um valor mais justo no futuro, caso haja esta necessidade. E você, já segue algumas dessas dicas para cuidar do seu possante? Conta pra gente!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias