Dicas para comprar o primeiro carro

O sonho de muitas pessoas é comprar o primeiro carro. Confira algumas dicas sobre como comprar de forma segura e inesquecível que você não irá se arrepender!

12/06/2017

Comprar o primeiro carro é o sonho de muitas pessoas. Junto dele, vem a possibilidade de se locomover para onde quiser, com recursos que garantam conforto e diversos outros benefícios. Por isso é importante se atentar a detalhes como o tipo de financiamento, ou mesmo o tipo de veículo que melhor atende às suas necessidades.

Para que esse momento seja tão inesquecível quanto seguro, vamos oferecer algumas dicas sobre como comprar o primeiro carro. Não se trata necessariamente de escolher a melhor opção do mercado, mas sim a melhor opção para a primeira compra.

 

Vejamos as dicas.

O melhor primeiro carro é fruto do seu esforço

Entender quais são as suas necessidades e objetivos com o veículo é o primeiro passo para uma escolha precisa. Esses pontos, bem estabelecidos, definem o quanto você dedicará esforços para a compra do primeiro carro.

O esforço vem principalmente na economia de recursos para realizar o melhor investimento. Nem sempre isso é fácil, devido a outras responsabilidades financeiras e imprevistos que não podem ser deixados de lado. Por isso, preocupe-se sempre em economizar cerca de 5% e 10% do que recebe mensalmente, a fim de arrecadar o necessário para o financiamento.

Portanto, independente de como escolher o primeiro carro, faça essa decisão valer a pena, e se esforce para tal.

 

Escolha o tipo de carro para o presente e o futuro

Apesar de não possuirmos conhecimento acerca dos imprevistos do futuro, é importante considerar esse fator na hora de definir o primeiro carro. Por padrão, a escolha é por carros populares, compactos, principalmente por conta dos preços acessíveis.

Considere a dica anterior, ao pensar em suas necessidades e objetivos com o carro. É um automóvel apenas para você mesmo, ou para mais pessoas? Será usado apenas nas cidades, ou pretende viajar com ele? Busca algo mais casual para evitar o ônibus ou quer o melhor da tecnologia e recursos? Se preocupando com esses detalhes, a escolha do seu veículo será ainda mais certeira.

 

Considere os custos após a compra

Tão importante quanto definir o modelo escolhido é considerar os custos após a compra. Motoristas de primeira viagem poucas vezes consideram fatores como gasolina, compra da placa, IPVA, manutenção anual, reparos de emergência, entre outros fatores.

Manter um veículo é um gasto tão dispendioso quanto os de uma casa, por exemplo. Sendo assim, avalie as condições financeiras atuais e como pretende se reorganizar para lidar com as finanças enquanto paga as parcelas do veículo.

Esse fator também vai ajudar a delimitar quais opções estão disponíveis no momento, ou se é mesmo necessário comprar um veículo novo.

 

Caso não seja possível adquirir um veículo novo, procure um seminovo

Veículos seminovos são uma opção muito viável como primeiro carro. Além de custos menores e acessíveis para um primeiro comprador - o que por consequência abre novas opções -, os seminovos também oferecem boas alternativas de financiamentos para os novos compradores.

Porém, para que a escolha seja tão segura quanto um automóvel 0 Km, é preciso analisar o estado do veículo, a quilometragem percorrida e todos os detalhes pertinentes na parte mecânica, mesmo que esta última seja de responsabilidade do dono original e da concessionária.

 

Não deixe que a escolha do primeiro carro seja algo frustrante. Com uma boa análise das suas condições financeiras de acordo com suas necessidades, você garante uma escolha perfeita por um longo período.

Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias