Carros autônomos: tudo o que você precisa saber

Entenda mais sobre a tecnologia que vai revolucionar o cenário automotivo no futuro.

02/04/2020

Parece coisa de ficção científica ou de desenho animado, mas não é. Os carros autônomos têm se tornado a nossa futura realidade (ou presente, para alguns países) e também se tornam uma grande novidade não somente para os amantes de veículos, mas para a nossa sociedade inteira.

Já imaginou pedir comida por delivery e um carro sem ninguém dirigindo entregar para você? Ou melhor: pedir uma corrida por aplicativo e ser recebido por um robô que dirige sozinho? É basicamente essa a premissa dos veículos autônomos. Mas na verdade, o que eles são? Como funcionam? Quantos deles estão entre nós? Fizemos este artigo para responder essas perguntas e te informar de tudo o que você precisa saber sobre carros autônomos. Vem com a gente:

O que é um carro autônomo?

Também conhecido como veículo automático, é literalmente um carro que não precisa de uma pessoa para dirigi-lo. Ele é um automóvel robotizado, projetado para viajar entre destinos sem que o motorista precise fazer alguma coisa. A ideia é fazer com que o carro possa realizar tudo aquilo que o cérebro humano faz enquanto está dirigindo. Portanto, computadores e sensores fazem o trabalho de movimentar o veículo e de passar com êxito pelas situações usuais de trânsito. Dessa forma, acidentes se tornariam muito menores, já que não contariam com a falha humana.

Como isso tudo começou?

Apesar de parecer uma novidade, o primeiro projeto de veículo autônomo já possui 10 anos de história. Em 2010, a Google projetou o primeiro protótipo, e desde então, várias outras empresas entraram nesse mercado: Apple, BMW, Ford, General Motors, Lyft, Samsung, Uber, Volkswagen… a lista é enorme! Dessa forma, todas elas foram contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia acerca desse segmento e, claro, aumentando a segurança e performance dos carros autônomos.

E não pense que o Brasil tem ficado para trás. Em 2011, a Universidade de São Paulo começou com o projeto CARINA (Carro Inteligente para Navegação Autônoma), e a Universidade Federal de Minas Gerais também segue com os testes do seu projeto CADU (Carro Autônomo Desenvolvido). De acordo com a multinacional de serviços Ernst & Young, a previsão é que no ano de 2025 já tenham cerca de 4% de carros autônomos rodando no mundo. Em 2035, a tendência é que esse número suba drasticamente para 75% dos carros vendidos.

Como os carros autônomos se movimentam?

As câmeras, sensores e radares do veículo detectam os sinais de trânsito, semáforos, pessoas, obstáculos, e por aí vai. Só que isso tudo traz uma grande vantagem: esses elementos do carro autônomo fazem uma avaliação de 360º ao seu redor.

Essa avaliação é instantaneamente enviada para a central de controle do veículo, que é como se fosse o cérebro humano. É essa central que comanda as ações que o carro deve tomar, quais equipamentos devem ser acionados e como o carro deve ser manobrado. É tudo muito rápido, como se uma pessoa estivesse controlando o veículo.

Dessa forma, ele consegue captar elementos que são muito mais difíceis para o olho humano conseguir e, por isso, se torna muito mais seguro e com menos falhas.

Quando veremos carros autônomos nas ruas?

Esse “futuro” está mais perto do presente do que você imagina. Em fevereiro deste ano, os Estados Unidos deram permissão para o primeiro veículo autônomo circular nas ruas de Houston, no Texas. Antes já haviam sido liberados alguns modelos, porém que tivessem a presença de um motorista para assumir o controle em casos de emergência.

Agora, com o R2 da Nuro (empresa de robótica do Vale do Silício), não há espaço para um motorista: o carro poderá ser controlado remotamente caso necessário. No entanto, ele será usado apenas para entregas e deverá atingir a velocidade máxima de 40km/h nessa fase inicial de testes

Essas foram as principais informações que você precisa saber sobre os carros autônomos. Enquanto ainda não fizeram carros voadores, eles são a grande aposta e novidade para a gente, não é?! Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Últimas notícias