Coisas que você deve saber sobre carros elétricos

Está pensando em comprar um carro elétrico, ou apenas tem curiosidade em saber como ele funciona? A gente te apresenta várias curiosidades que você deve saber.

01/09/2019

Os carros elétricos têm sido uma novidade no mercado automobilístico, embora o número de vendas ainda tenha um valor bastante baixo quando comparado aos carros movidos a combustíveis. No entanto, uma pesquisa realizada pela Bloomberg Electric Vehicle Outlook, mostrou que no ano de 2040 as vendas de carros elétricos e eletrificados chegarão a 60 milhões de unidades anuais, o equivalente a 55% do mercado total de carros.

Devido à representação significativa que eles possuem, e também ao futuro desse mercado, criamos este artigo com informações que você deve saber sobre o carro elétrico: o que ele é, quais são suas vantagens, desvantagens, e curiosidades sobre este modelo de veículo. Vem com a gente!

O que são carros elétricos?

Os carros elétricos não precisam de nenhum tipo de combustível fóssil para rodar. Dessa forma, são veículos ecologicamente corretos, que não emitem gases poluentes à atmosfera. Como indica o nome, eles são movidos a eletricidade, e como o motor é elétrico, os carros andam de maneira silenciosa, sem contribuir também para a poluição sonora. Você já ouviu falar do carro híbrido? É um conceito que pode parecer bastante similar ao do carro elétrico, e que pode causar confusões. Leia a matéria que fizemos mostrando as diferenças entre os carros híbridos e elétricos.

Como funciona a recarga?

O carro elétrico precisa de uma recarga energética para funcionar. Segundo a CPFL, um veículo desse tipo não pega mais energia que um chuveiro que ficar ligado durante o mesmo tempo. No entanto, para recarregar o carro, é preciso levá-lo em postos especializados. O veículo elétrico possui um plugin, que geralmente é colocado em sua dianteira para fazer as recargas. Os eletropostos, que possuem infraestrutura necessária para comportar essa demanda, são a melhor opção, embora shopping centers de cidades metropolitanas também disponibilizam a recarga.

Vantagens do carro elétrico

Agora que você já sabe as informações mais básicas sobre os carros elétricos, vamos falar sobre as vantagens e curiosidades que eles possuem. Confira:

  • Modelos adaptados para 110v e 220v;
  • Frenagem automática, com a presença de um pedestre;
  • Alguns modelos têm volantes aquecidos;
  • A recarga da bateria leva um tempo de 5 a 20 minutos para a carga total;
  • O motor elétrico é cerca de 3 vezes mais eficiente que o motor movido a gasolina;
  • O peso e volume do motor são quase a metade dos carros comuns;
  • Sistema de estacionamento automático;
  • Aviso de mudança de faixa.

Desvantagens do carro elétrico

Mas como nem tudo são flores, você também precisa conhecer os pontos negativos do carro elétrico. Confira algumas desvantagens que elencamos:

  • O custo de produção é alto, portanto, se você pretende comprar um carro elétrico, se prepare que irá pagar um valor alto;
  • No Brasil ele não é tão popular, o que dificulta encontrar modelos por aqui;
  • Não existe um número muito alto de postos de abastecimentos no Brasil especializados em carros elétricos.

Essas foram as informações mais importantes e cruciais sobre carros elétricos que você precisa saber. A gente espera que tenhamos tirado suas dúvidas e esclarecido um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe nosso blog para mais matérias como esta.

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias