Como trocar o pneu do carro?

Saber como trocar o pneu do carro, é fundamental para qualquer motorista. A tarefa é mais simples do que você imagina, e este post irá lhe ajudar. Confira!

19/12/2017

Você sabe como trocar o pneu do carro? Se você possui um veículo, responder sim a esta questão pode te livrar do maior apuro. Mas não se preocupe, a tarefa é bem mais simples do que parece, como você confere logo abaixo.

 

1. Estacione o carro em um lugar seguro e estável

Antes de começar a trocar o pneu, é preciso garantir que ele esteja estacionado em um local estável que não permita que o carro deslize. Se estiver em uma rodovia, por exemplo, pare o mais longe possível do tráfego e ligue o pisca-alerta.

 

2. Prepare o carro

Antes mesmo de descer do veículo, puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo "estacionado”, em primeira ou em marcha à ré. Depois, coloque um objeto pesado como uma pedra, na frente das rodas dianteiras e traseiras, para evitar que o carro se movimente.

 

3. Pegue o estepe e o macaco

Agora sim, pegue o macaco e coloque-o sob a lataria do carro, ao lado do pneu furado. Lembre-se de encaixá-lo na canaleta, uma parte metálica projetada justamente para recebê-lo. E se não encontrar o local correto, basta ler o manual de instruções.

 

4. Levante o macaco até que ele apoie o carro

Após encaixar o macaco corretamente, levante-o até que o carro pareça firmemente apoiado, sem levantá-lo do chão. Certifique-se também de que o macaco está perpendicular ao chão.

 

5. Tire a calota e afrouxe os parafusos

Em sentido anti-horário, gire a chave de roda e deixe os parafusos soltos, sem desprendê-los totalmente. Ao deixar ao pneu em contato com o chão a retirada da calota será mais fácil, já que somente os parafusos serão girados e não a roda.

 

+ Leia também:

- 10 dicas para cuidar do carro

- 10 itens que podem ser revisados pelo motorista

 

6. Levante um pouco mais o pneu

Com o auxílio do macaco, será preciso levantar um pouco mais o veículo, para que o pneu murcho seja retirado e o estepe encaixado. Conforme for suspendendo o carro, certifique-se de que ele esteja estável. Do contrário, desça o macaco e corrija o problema.

 

7. Remova os parafusos e o pneu

Ainda no sentido horário, continue a girar os parafusos, até que estejam soltos o suficiente para serem removidos. Depois, remova o pneu furado e coloque-o sob o veículo. Caso o macaco ceda, ele servirá como um amortecedor para o veículo.

 

8. Ponha o estepe no eixo

Com o estepe em mãos, encaixe-o no eixo, deixando as cavidades dos parafusos bem alinhadas. Lembre-se de que a válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo.

 

9. Aperte os parafusos

Coloque os parafusos em seus devidos lugares e, com a chave de roda, dê uma volta em cada um. Por último, aperte-os até o fim, até que todos estejam igualmente apertados. E quando o carro estiver novamente no chão, aperte os parafusos uma vez mais.

 

10. Desça o carro e retire o macaco

Após fixar todos os parafusos, baixe o macaco, retire-o e coloque a calota no lugar. O pneu furado deve ser guardado no porta-malas e, posteriormente, levado ao borracheiro. De tempos em tempos, verifique o estepe para certificar-se de que ele está pronto para ser usado.

 

Com essas dicas, saber como trocar o pneu ficou muito mais fácil, não é? Mas caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma ressalva, entre em contato conosco.

Até mais!

Agora clique aqui e assista o vídeo em nosso canal do Youtube.

Compartilhe

Comentários

Marlene de Jesus silva há 3 anos atrás disse:

por favor, gostaria que vcs mandasse um mapa mental da troca do penel

Responder
Ednilson Cassetari há 3 anos atrás disse:

Pode se aumentar o momento da força quando encaixar um cano de ferro sobre a chave de rodas facilitando assim o giro , tanto para soltar ou apertar o parafuso . Lembrando que quanto maio a distancia do corpo rígido e a força sendo aplicado na perpendicula maior será a força.

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias