Câmbio automático vale a pena? Tire suas conclusões

Você está em dúvida sobre qual tipo de câmbio escolher para o seu carro? Então você está no lugar certo. Separamos nesse post quais são os prós e os contras desse tipo de câmbio para que você escolha o modelo que mais se adequa à sua necessidade.

20/02/2019

 

Você está em dúvida sobre qual tipo de câmbio escolher para o seu carro? Então você está no lugar certo.
Separamos nesse post quais são os prós e os contras desse tipo de câmbio para que você escolha o modelo que mais se adequa à sua necessidade.
Continue com a gente e saiba se esse investimento vale a pena.

O que é o câmbio automático?

O câmbio automático é um sistema que detecta a relação entre a velocidade e a rotação do motor através do sistema de transmissão do automóvel, o que permite que as trocas de marcha sejam feitas automaticamente, de modo imperceptível pelo condutor.

A grande diferença entre o câmbio manual e o automático é que um exige que o condutor decida qual a marcha adequada para sua velocidade, enquanto o outro decide automaticamente, sem influência humana.

Quais são suas vantagens?

Como suas vendas estão em constante crescimento, esse sistema apresenta vários benefícios. Apresentaremos os principais a seguir:

  • Conforto

Quem adquire um carro com câmbio automático, na maioria das vezes, busca mais conforto.

E isso é o que não falta. Enquanto no câmbio manual você precisa trocar de marcha com a mão direita e pisar no acelerador com a perna esquerda, no automático você fica com as duas mãos no volante e a perna esquerda descansada durante a condução.

O câmbio automático só possui freio e acelerador, ambos comandados pelo pé direito.

  • Durabilidade

Outro ponto que o câmbio automático não deixa a desejar é a durabilidade. Sua tecnologia permite que as peças de engrenagem sofram menos desgaste, estendendo sua vida útil para mais de 100 mil Km rodados.

Além do motor, os componentes do sistema de transmissão também costumam durar muito tempo.

  • Suavidade

Algo que não agrada os usuários de câmbio manual são os “trancos” que acontecem nas trocas de marcha. No automático, isso não existe. Ele realiza trocas precisas e suaves, o que garante seu funcionamento contínuo.

E quais são as desvantagens?

Por mais que apresente muitos benefícios, o câmbio automático tem algumas desvantagens. São elas:

  • Preço elevado

Seu valor já está mais acessível do que há uns anos atrás, porém, continua mais alto que carros com câmbio manual. Espera-se que esse cenário vá mudando aos poucos, levando em consideração o aumento da demanda.

  • Manutenção mais cara

Por serem peças tecnológicas e mais complexas, a manutenção costuma ser bem mais cara. Em contrapartida, o câmbio automático exige menos reparos devido à sua durabilidade.

  • Consumo de combustível

No câmbio manual, você consegue “controlar” o consumo do combustível, já que você decide em que marcha o carro vai estar. No automático, como ele permite que o motor trabalhe de modo eficiente, o consumo pode ser maior.

Essas são algumas vantagens e desvantagens do câmbio automático. Vale analisar com cuidado cada ponto, para saber se realmente vale a pena para você.

Se ficar com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, será um prazer te responder.

Um abraço e até o próximo post!

 

Compartilhe

Comentários

Sérgio Oliveira de Lucena há 3 anos atrás disse:

Olá, adiiqui a pouco tempo um scenic 2006/2007 automático, mas confesso que me arrependo, pois dizem que caso ,dê algum problema,, o custo é altíssimo. Outros falam que tem que fazer a troca do óleo do câmbio, que também não é barato. Entrei em contato com quatro concecionarias da Renault e três delas falaram que o óleo é vitalício e um disse que teria que trocar pela kilometragem do carro. Sinceramente não sei o que fazer. Se coloco a venda ou fico com ele, pois é muito confortável. Por favor me ajudem com essa dúvida.

Responder
Edna Aparecida Lucio há 4 anos atrás disse:

O quê levar em consideração na hora de comprar um carro automático usado, to qquerendo adquirir um , qual o melhor modelo na hora da escolha?

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias