Como escolher uma oficina de confiança para o seu carro

Veja as dicas da LitoralCar e tenha mais segurança ao levar o seu carro para a oficina.

27/05/2020

Quem tem carro sabe que eventualmente alguns perrengues acontecem. Desde pequenos arranhões na lataria (que podem passar despercebidos) até problemas mais sérios e que precisam de uma “ligação de emergência” para socorrer o seu parceiro de estrada. Para esses e todos os momentos, é sempre bom ter uma oficina mecânica de confiança para te auxiliar no bom funcionamento do seu veículo.

É por isso que fizemos este artigo: para listar algumas dicas de como escolher uma oficina de confiança para o seu carro. Aproveite as sugestões e compartilhe com os amigos:

Pesquise a reputação da oficina

Esse é o primeiro passo antes mesmo de entrar em contato com a oficina. Você pode pesquisar a reputação do lugar procurando previamente na internet, como nas avaliações do Google e também nas redes sociais da mecânica, se tiver. Porém, o mais preciso é que você ligue para o Procon e pergunte se há registros de reclamações e também como está a garantia da empresa. Além disso, é também interessante conferir o certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), que é um importante indicativo de qualidade para a retífica de motores.

Ligue para o SINDIREPA

Outra opção bastante recomendada, além de ligar para o Procon, é também ligar para o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Santa Catarina). Ele é um órgão regulamentador que certifica as oficinas com um padrão de qualidade na manutenção de veículos. Além disso, no site, oferece um catálogo de oficinas credenciadas que estão dentro do nível de qualidade da Sindirepa - talvez você já encontre uma oficina por lá. Se você não for de Santa Catarina, existe esse órgão também em outros estados. Você pode buscar por "Sindirepa" e seu estado.

Faça comparações de preços

Infelizmente, existem lugares que cobram um preço elevado de serviços sem necessidade, e quem acaba saindo lesado da negociação é o cliente. Por isso, pesquise os preços do mercado para ter uma base. Dessa forma, você fica por dentro da média de quanto custa determinados reparos e evita de ser enganado.

Peça orçamentos detalhados

Ao pedir o orçamento em uma oficina, lembre-se de solicitar um orçamento formal detalhado. O documento deve conter o valor da mão de obra em cada item e o preço dos equipamentos que serão substituídos (se preciso). Com base na pesquisa que você fez anteriormente, saberá se não está sendo enganado.

Além disso, faça orçamentos em oficinas diferentes. Você não precisa aceitar o reparo de primeira, pode comparar os documentos e ver qual é a oficina mais vantajosa em questões de custo-benefício para o seu bolso.

Fique de olho no interior da oficina

Outro fator importante (e que pode passar despercebido) é a parte estrutural da oficina que você pretende levar o seu carro. Opte por lugares que, além de atenderem aos requisitos dos tópicos acima, também tenham uma estética agradável. Isto é, que sejam oficinas organizadas e limpas, pois isso diz muito sobre o trabalho que os profissionais daquele lugar farão com no seu carro.

Exija sempre a nota fiscal

Depois que você escolheu sua oficina de confiança, é também necessário pensar no “pós-compra”. Por isso, peça a nota fiscal: ela comprova a aquisição do serviço, além de detalhar o tipo de reparo realizado no veículo. Possuindo esse documento, você tem garantia legal de 90 dias.

Essas foram algumas dicas que preparamos para você de como escolher uma oficina de confiança para o seu carro. Lembre-se sempre de testá-lo antes de sair da oficina, viu?! Nós esperamos que tenhamos ajudado você. Até a próxima!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias