Os direitos do consumidor na hora de comprar um carro usado

Ao comprar um carro usado, o consumidor deve estar ciente de que o preço baixo pode vir acompanhado de riscos. Confira quais são os seus direitos para evitar qualquer tipo de problema.

14/10/2016


Ao comprar um carro usado, o consumidor deve estar ciente de que o preço baixo pode vir acompanhado de alguns riscos. Mesmo assim, é preciso ficar atento e fazer valer todos os direitos do consumidor, para não sofrer prejuízo.
 

Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor estabelece inúmeras regras e princípios para serem aplicados nas relações de consumo que só podem ser usadas na proteção de compras feitas em lojas específicas, revendedoras ou concessionárias de veículos.

A aquisição de automóveis realizada diretamente com particulares não é considerada relação de consumo, e esse tipo de negócio deverá ser regulado pelo Código Civil.
 

Validade da garantia

Mesmo assim, nos contratos feitos diretamente com pessoas físicas, o veículo está sujeito à garantia legal de 30 (trinta) dias. Ou seja, mesmo que não exista um documento por escrito, o vendedor não pode fugir da responsabilidade oferecida pela garantia.

O prazo para reclamar de defeitos aparentes também é de 30 (trinta) dias, contados a partir do recebimento do veículo, e para os defeitos ocultos, o prazo inicia-se na data em que o problema foi encontrado.

Se tais problemas não forem resolvidos em 30 (trinta) dias, o consumidor tem o direito de: exigir a troca do veículo por outro do mesmo padrão; efetuar o cancelamento da compra; ou optar por receber um desconto proporcional ao problema.

No caso das revendas, os veículos usados mais antigos, com maior quilometragem ou que já tiveram mais de um dono, dependendo do critério da revendedora, costumam ter só a garantia legal de 90 (noventa) dias para os defeitos preexistentes à compra.

É importante ressaltar que essa garantia se estende a todos os componentes do veículo, seja motor, lataria ou acessório. Nem dê ouvidos se a loja oferecer a garantia legal somente ao motor e ao câmbio, por exemplo. Ela é valida para o carro. Todo o carro!

Já os seminovos podem ter, além da garantia legal, uma garantia contratual de até 6 (seis) meses para motor e câmbio. Veículos pouco usados pelo primeiro dono podem ainda ter a garantia de fábrica, que é transferida para os proprietários seguintes, se ainda estiver valendo.
 

Documentos necessários

Ao comprar um carro usado, seja de pessoa física ou revenda, é preciso exigir alguns documentos essenciais. São eles:
- Comprovantes de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do DPVAT (seguro obrigatório);
- Certificado de Registro, além do Licenciamento de Veículos;
- Certificado de transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo/contrato de venda).

É importante ressaltar que quando constarem as letras “RM” no documento do veículo, próximo ao número do chassi, significa que a numeração foi remarcada. Isto é, o veículo teve seu número de chassi adulterado depois de ter sido roubado/furtado, e foi recuperado pelo DETRAN. Tal informação é importante porque automóveis nessas condições podem perder valor no mercado e correm o risco de ter negada a cobertura das seguradoras.

Além disso, alguns estabelecimentos que comercializam veículos usados emitem uma nota fiscal ou recibo com as palavras “venda no estado”, constatando que o veículo não se encontra em perfeitas condições.

Se houver interesse por esse tipo de aquisição, solicite ao fornecedor que especifique na nota fiscal ou recibo todos os problemas apresentados pelo automóvel. Por fim, verifique junto ao DETRAN do estado a existência de multas relacionadas ao veículo.
 

O que fazer antes de comprar um carro usado

Antes de fechar qualquer negócio, é preciso conferir se o número do chassi, gravado perto do motor, no vidro ou em outros locais, é o mesmo que consta no certificado de propriedade do veículo.

Esses números, bem como o das plaquetas de identificação, devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes. Se estiverem riscados, preste atenção! Há grandes chances de o carro ser roubado. A presença de emendas na lataria ou nos vidros, assim como diferenças de cor na pintura, ainda podem indicar que o veículo sofreu uma batida.
 

Fique de olho no preço

Para avaliar se o preço do carro está compatível com o valor de mercado considere o ano do modelo, bem como o ano de fabricação, a cor, a quilometragem, revisões realizadas, opcionais (alarme, som, desembaçador, vidros e travas elétricas, etc.) e o estado geral do veículo.

Lembre-se de acrescentar ao valor do veículo os eventuais reparos necessários. Para isso, você pode usar como referência a Tabela Molicar e a Tabela Fipe. Esta última é usada, inclusive, por seguradoras para apurar o valor de mercado.
 

Teste o carro

Teste o carro antes de comprá-lo. O test drive é essencial antes da compra do veículo usado, mas ele não garante que ela será totalmente segura. Lembre-se de que rodar por alguns quilômetros não é suficiente para que o motorista note todos os pontos negativos do automóvel.
 

Observe a fumaça que sai do escapamento

No caso de fumaça preta, há a possibilidade de o veículo estar desregulado na hora de misturar ar e combustível, o que implica na troca das velas. Já a fumaça branca significa condensação de ar e não indica nenhuma anormalidade, principalmente em carros que funcionam com álcool ou em dias muito frios.

Fumaça azulada é um sinal sério de queima de óleo no motor e pode significar a retificação completa do motor ou ao menos uma revisão detalhada.
 

Preste atenção às marchas e aos pedais

Dificuldade para engatar as marchas ou a presença de ronco também são maus sinais. Ambas indicam que há problema de rolamento na caixa do câmbio. Para checar os freios, pise no pedal com o carro parado e desligado.

Mantenha a pressão no pedal ao ligar o motor e sinta o pedal, que deve ceder levemente antes de parar. Se o pedal do freio ceder até o fim ou não se mover com o funcionamento do motor, é um sinal de que pode haver problemas.
 

Cuidado com os pneus

Os pneus também merecem atenção especial do comprador. Pneus gastos significam, no mínimo, entre 30 mil a 40 mil quilômetros rodados. Além disso, pneus gastos de forma diferente podem indicar problema na suspensão.


Verifique o nível de óleo

Verifique se o nível de óleo do automóvel está entre os níveis indicados na mangueira de medidas. Aproveite também para checar a cor do óleo (que não deve estar muito escura), bem como a data e a quilometragem da última troca de óleo. Vale consultar um mecânico de confiança para verificar se não há borra de óleo no motor, problema que pode causar entupimento das vias de lubrificação.


Chame um profissional

Mesmo com todas essas dicas, a vistoria de um profissional qualificado é fundamental. Só um mecânico de confiança poderá averiguar com propriedade se o estado do veículo é aceitável para ser comprado.


Consulte o DETRAN

Por último, consulte o DETRAN. Desta forma você saberá se há débitos de multas ou de IPVA pendentes, pois na transferência essas dívidas devem ser pagas pelo novo proprietário. O comprador de veículo também precisa fazer uma consulta junto ao DETRAN para saber se o carro usado que pretende adquirir não é roubado.

O importante é pesquisar bastante e jamais comprar um veículo por impulso. Tomando as devidas precauções, muitos problemas podem ser evitados.

Compartilhe

Comentários

Paulinho Alves há 2 semanas atrás disse:

Minha esposa comprou um carro no segundo dia deu problema na caixa e no motor e não deram garantia e fizeram a minha esposa assinar um contrato que não tinha garantia e ela não sabia eu queria saber se ela tem direito da garantia

Responder
TOMAZ ALBANO DE LIMA há 2 meses atrás disse:

Boa tarde!
Comprei um carro usado em uma revenda levei no mecânico pra ele dar uma olhada ele olhou e não achou defeito nenhum estava tudo ok fiz a compra documentos tudo certo de cara tive que trocar todos os pneus estava todos irregular mais agora estou com um probleminha fiz uma viajem longa e o motor está baixando muito óleo e a garantia da loja venceu ontem os noventas dias ainda posso reclamar?

Responder
Sandro Alves de santana há 3 meses atrás disse:

Comprei um veículo usado em uma agência,solicitei a nota fiscal e eles me informaram que a nota é o contrato de financiamento. Está certo isso?

Responder
André Roberto Augusto há 3 meses atrás disse:

Comprei um carro em forma de financiamento e o banco autorizou a financiar só que o lincenciamento do carro está vencido e aí da tem um monte de coisas pra fazer pois levei no mecânico de minha confiança e constatou que está precisando de reparos e isso quero pedir uma ajuda onde posso recorrer pois o Itaú já pagou o valor para loja

Responder
CARLOS há 3 meses atrás disse:

Bom dia
Comprei um veículo, na nota fiscal está que ó carro está com 55 mil km rodado, mas no painel está marcando 164 mil km rodado, fui pesquisar o carro tem 6 multas, qual é o procedimento para devolução, fui na loja não quiseram trocar o veículo por outro, por favor me ajudem. Obg

Responder
Thaiza Bueno Borges há 3 meses atrás disse:

Uma loja que vende carros usados, tem o direito de não falar para o cliente o banco que liberou o crédito para o financiamento

Responder
Regina há 4 meses atrás disse:

Comprei um carro com um Mecanico paguei pra ele na hora do recibo ele colocou metade do valor quê paguei? O que eu faço

Responder
Sergio Rodrigues pires há 4 meses atrás disse:

Boa noite. Fiz compra de veículo numa revenda já no Começo notei alguns problemas levei na revenda o mecânico deles não fez todo o procedimento agora esta nos últimos dias da garantia pois eu posso pegar um laudo na autorizada, e cobrar eles na justiça.

Responder
Francisaca há 4 meses atrás disse:

Comprei um carro usado em iuma loja de carro a vista e o vendedor só me entregou o carro e o contrato de compra e venda dizendo que depois iria.mos no de transporte para ser feito a transferencia para meu nome só isso é correto

Responder
Sandra Regina de Mello Sousa há 5 meses atrás disse:

Olá boa tarde
Eu fiz um finaciamentos de um veículo manual

Só depois q um tempo q fui vê meu contrato está como Veiculos automático
Isso é normal no contrato??
Sendo q não adquirir um automóvel automático e sim um manual

Qual são meus direitos sobre essa questão?

Obrigada

Responder
Wwnderlei há 5 meses atrás disse:

Boa tarde,e obrigação da loja emitir e me mandar o carne pra pagamento do veículo,ou e responsabilidade minha emitir o carne todo mês pra fazer o pagamento

Responder
Josias de souza há 5 meses atrás disse:

Eu não tenho o contrato de taxas que vem cobrando na hora que você compra o veículo eu posso fazer o pedido na agência a onde eu comprei o carro sim ou não este é o meu comentário boa tarde

Responder
Gustavo Costa há 6 meses atrás disse:

Comprei o Carro Financiado,Nao fechou dois meses ainda ,e o carro foi recolhido por que os documentos estão atrasados.

Responder
agnaldo há 6 meses atrás disse:

troquei meu carro por outro na conssecionaria 15dias depois me ligaram disseram que não aprovou o meu financiamento só que já quitaram meu carro e também já venderam e que eles não pediram o faturamento do carro que eu levei esqueceram o contrato na gaveta por isso não aprovou oque eu faço?

Responder
Gade há 6 meses atrás disse:

Informações precisas!!

Responder
Jose liciano há 7 meses atrás disse:

Comprei um carro na concecionaria usado ano 2005,e como sou leigos no assunto só percebi que os amortecedores esta o ruins e os pneus foram frisados...mas eles disseram que só garantem motor e transmissão . a lei me ampara neste sentido ou é isto mesmo,

Responder
Marcus Vinicius há 7 meses atrás disse:

Comprei um carro semi novo e durante a garantia ele apresentou problemas. Eu tive que deixar na mecânica da loja, moro em outra cidade e estou a pé.
Preciso do carro para trabalhar.
A dúvida é: Existe alguma lei que obrigue a loja a deixar um veículo cmg durante essa manutenção ??
Obrigado.

Responder
marcos paulo souza há 7 meses atrás disse:

Comprei carro financiado a concessionária não quer da recibo nem quando for pago carro todo pode isto

Responder
Edivania Campos há 5 meses atrás disse:

Claro que não, o Sr está sendo lesado.

Responder
Clayton há 8 meses atrás disse:

Estou comprando um carro o vendedor disse que eu sou obrigado fazer o doc com eles eu só obrigado?

Responder
SILVIO TX há 8 meses atrás disse:

Muito boas as recomendações e a linguagem do blog! Parabéns!

Responder
Remir Cardeal há 8 meses atrás disse:

Comprei um carro em uma revendedora entrada + financiamento junto ao banco semi-novo 23 dezembro 2020.ja se passam quase 5 meses e os documentos não foi liberado ainda.o que devo fazer?cabe algum danos junto ao banco e a revendedora.pois foi pago aparte valores referente ao despesas IPVA placa transferência despesas extras que venha a ocorrer.que devo fazer?

Responder
Edivania Campos há 5 meses atrás disse:

Entre em contato comigo
81) 99521-1370

Responder
Alessandro de Jesus cruz há 8 meses atrás disse:

Comprei um carro seme novo após 3 meses partiu a correias em um loja de nome em mercado. Gastei muito dinheiro e aí posso recorrer

Responder
Edivania Campos há 5 meses atrás disse:

Sim, senhor.
Qualquer coisa entre em contato 81) 99521-1370

Responder
Diego José de Oliveira da Silva há 8 meses atrás disse:

Comprei um Jeep Compass semi novo ainda na garantia de fábrica. Há menos de 3 meses! Fui na concessionária para uma revisão periódica! E foi detectado um dano oculto na caixa de macha (disseram q estava com água). Ficaram com o carro sem prazo de devolução
O que gostaria de saber é se a concessionária é obrigada a me dá um carro para minha locomoção?

Responder
Jean de oliveira há 9 meses atrás disse:

Comprei meu primeiro carro a vista em uma agência de carros semi novos e eles não entregaram o recibo de compra e venda e não passaram pro meu nome ainda ,qual e as medidas que devo tomar diante a essa situação ??

Responder
Leandro Fernandes Guimaraes há 9 meses atrás disse:

Olá comprei um carro na loja financiado pelo banco,o dono da loja falou que tinha um débito e ia diminuir na entrada por causa disso eu aceitei,mais o carro só ia ser transferido para meu nome quando eu pagasse esse débito,passou meses eu pagando o Finaciamento sem documento do carro,andando com ele fui pego na barreira do Detran e o carro foi aprendido está nesse momento no pátio do Detran,não consigo transferir pois a dona já morreu e seu filho que é responsável,até agora estou esperando depôs de já ter pago o débito a transferência e nada até agora já faz 2 meses e ainda tenho que pagar a diária do Detran o que faço?

Responder
Antonio gadelha há 9 meses atrás disse:

boa noite!

Poderia tirar uma dúvida minha?
comprei um veículo no loja em nota promissoria e após fazer o documento para meu nome, a empresa não me entregou o recibo de compra e venda, alegando que como o veículo que comprei foi financiado direto pela loja so vão me entregar o recibo quando quitar o financiamento.
Isso é normal?
por favor tire essa duvida !

Responder
Cleiton Donizetti há 9 meses atrás disse:

Comprei um Ford Ka 2001 a 9 meses, ainda estou pagando promissórias, hoje percebi que o número do chassis está faltando letras e número
Falei com o dono da loja e ele disse que é carro usado é normal por conta da ferrugem,o que fazer? Não quero o carro assim

Responder
Luiz Francisco da Conceição Sousa há 9 meses atrás disse:

Comprei um carro na concessionária chevrolet, usado ano 2014 topo de linha da categoria Cruze. No manual consta partida " onstar " partida remota, onde o veiculo dá partida até 50 mtrs de distância por controle na chave. Porém,essa chave não me foi entregue e sim uma secundária sem essa função. Fui até o gerente da loja. Me disse, POSSO FAZER NADA POR VC,e pronto.

Responder
Maria Giselda há 9 meses atrás disse:

Sou obrigada a fazer a documentaçao do carro pra poder sair da loja. Pq fui coprar um carro o vendedor falou q sou obrigada a da o dinheiro na mao dele ou passasr o cartao ora q ele faça a documentaçao do carro pra mim poder sair com o carro da agencia isso e Obrigatorio eu nao tnh 30 dias pra fzr isso no meu despachante

Responder
santina de fatima alves guimaraes há 9 meses atrás disse:

meu gero comprou uma moto na loja da Honda avista em dezembro 2020 agora apresentou problema no moto a loja tem acionar o mecanico deles para ver e a ruma o motor

Responder
Adenilson há 10 meses atrás disse:

Meu irmao comprou um carro na revendedora e ja tem mas de ano qui nao entregaram a documentação .
Mau irmão logo qui comprou o carro fez vistoria e emplacou pois a revendedora exigiu. Mas até hoje não chegou nada agente liga bota pressão mas eles é só enrolando agente. Mim ajudem o qui eu faço. Quais meu direito

Responder
Keyttyellen há 10 meses atrás disse:

Meu ajudem...
Comprei um carro usado em novembro de 2020, especificamente dia 19/11/2020, o veiculo possui a placa de outro estado(SP) e eu sou de mato-grosso, até então tudo bem, todos os dias entrava em contato com o vendedor para falar sobre a documentação que já tinha pago incluso na hora da compra, até então não tive retorno, foi passado pra mim que deu algum problema no recebido e como não era daqui da onde eu morava iria demorar um pouco, janeiro de 2021 eu registrei firma e entreguei para loja o recebido que faltava, só que aí gerou outro problema, como é de São Paulo o veículo eu teria que pagar o Ipva, licenciamento e CRLV do carro pois em São Paulo já estaria cobrando esse valor do veículo pois ele não foi transferido pra mim depois de 30 dias por um erro da loja. Procurei advogado que me aconselhou a ir no procon, abri uma reclamação e consegui o valor da documentação que tinha paga para eles fazerem, só que agora pra transferir pro meu nome tem esse débito do veículo. Quem deve pagar essa dívida ??! Lembrando que quanto mais tempo está passando mais o juros está aumentando.

Responder
Priscila Fernandes Pinheiro há 10 meses atrás disse:

Comprei um carro e oq recebe da loja foi o papel com garantia do carro, o contrato com a compra do veículo não deram, quando eu comprei eu perguntei pra vendedora pra ela me informar quantas parcelas e quanto tinha sido o valor das mesma,ela me informou que ficou 48* 913,agora quase com 1 mês eu fui na loja pra resolver uma pendência da chave reserva do veículo e pedi logo que me desse a parcela do mês pois eu já iria pagar,ao pegar as 3 parcelas impressa reparei que está que são 60*913, o único papel que eu tenho é o da garantia que a lona nos deu, porém eu tenho conversa com a vendedora onde eu pergunto no mesmo dia que comprei o carro o valor e quantas parcelas eram e ela me informar que são as 48*913,com isso oq eu posso fazer?
Obs: O carro foi financiado no nome em meu sogro

Responder
alex rodrigues há 10 meses atrás disse:

comprei um fox 1.6 no contrato esta garantia motor e cambio porem o vendedor falou que as portas de tras nao abria porque tava com a trava de segurança, mas descobri que nao era a trava nada, esta quebrado os cabos de abrir a porta por dentro, eu posso exigir que arrumem mesmo estando no contrato so motor e cambio?

Responder
Thiago há 9 meses atrás disse:

Sim,

Apesar das lojas imporem um contrato estipulando garantia motor e câmbio, o Código de defesa do consumidor proíbe essa prática. Sendo assim, faça três orçamentos e encaminhe email ou carta registrada solicitando formalmente um posicionamento, haja vista que trava da porta remete a segurança dos passageiros. Caso se neguem, faça o serviço na empresa de menor valor e faça uma reclamação no Procon solicitando ressarcimento e caso ainda seja negado, procure seus direitos junto ao Juizado de pequenas causas da sua cidade (não precisa de advogado, mas é recomendado).

Responder
Fidel há 10 meses atrás disse:

Comprei um veículo e as chaves dele tanto original quanto a reserva vem com alarme nela e nenhum das duas chaves eata funcionando alarme eles são obrigados a me.entregar as duas chaves funcionando alarme obrigado

Responder
Brendon há 11 meses atrás disse:

Se eu cpmprar um carro ele é obrigado a vim com o tanque cheio?

Responder
Joao batista há 10 meses atrás disse:

Sim e com uma mulher bonita também, além de uma casa na praia e férias pagas durante um ano em qualquer país! Espero ter ajudado.

Responder
Adriana há 11 meses atrás disse:

Comprei um carro semi novo na loja ontem e oje furtaram ele ! Gostaria de sabe se tenho algum direito como consumidor se referindo a loja q comprei o carro! Por favor me tirem essa duvida@

Responder
Maria Edivânia Campos há 5 meses atrás disse:

Tem seguro??

Responder
Reverson de Barros Valle há 11 meses atrás disse:

Estou comprando um carro é exibirem que eu colocasse som e bateria de 70 amperes

Responder
Regina carvalho há 11 meses atrás disse:

Meu filho comprou um carro na agência e eles não lê deram nem a cópia do contrato e o carro apresentou muitos problemas isso já na primeira semana daí por diante só quebrando até bater motor com 3 meses e 23 dias em sua mão ! O que cabe processo mas estamos sem contrato pra provar que a compra foi realizada na agência e não com o ex dono ( tipo compra direta ). Como poço obrigar o vendedor a me dar o contrato ?

Responder
Francisco de Assis dos Reis há 11 meses atrás disse:

As revendedoras de carros usados elas tem a obrigação de dar a garantia por escrito e assinada ou só de boca mesmo?

Responder
Camila há 12 meses atrás disse:

Meu marido comprou um veículo usado para trabalho e a empresa falou não tem nota fiscal conforme o código do consumidor e que era o documento que seria entregue e como eu conheço os direitos da defesa do consumidor posso exigir nota fiscal?

Responder
José Eduardo há 12 meses atrás disse:

Comprei um carro tem mais de 60 dia e a revendedora. não me entregou o recibo

Responder
Sérgio Ricardo Soares da cruz há 12 meses atrás disse:

Comprei é os pneus não veio com o tamanho correto

Responder
Carlos Alberto de Freitas há 12 meses atrás disse:

Comprei um carro em dezembro, já se passaram 30 dias e a revenda não me entrega o documento de compra e venda o que fazer, na transação dei um carro de entrada e eles ainda não preencheram a documento como proceder?Obrigado.

Responder
Silvia Aparecida há 12 meses atrás disse:

Compramos um carro na financiadora, e na hora de fazer o numero do motor nao era o mesmo do docunento. O que a financiadora deve fazer? Quais nossos direitos ?

Responder
Matheus Andrade há 1 ano atrás disse:

Boa tarde,

Comprei um veiculo seminovo em Nov 2020 e obtive problema com a bateria do carro agora em Janeiro 2021, a bateria descarregou após 2 meses da compra, e pela número de série dela, é de 2018, e possui varios riscados no sensor de tensão (indicando varias cargas) tenho direito a reembolso da bateria nova que tive que arcar? Podem me vender um carro com a bateria no fim da vida útil dela? Abs!

Responder
Flávio silva há 1 ano atrás disse:

Comprei um carro financiado na revendedora da minh a cidade e sofri um acidente ? Eu tenho direito a seguro ?

Responder
Fabiana Aparecida há 1 ano atrás disse:

Eu comprei um carro na financeira aí ele veio com erbeg vencido uma multa se 2017 e os 2 pneu traseiro empanado estou com ele a 20 dias oq posso fzer

Responder
BRUNO ALVES QUEIROZ há 1 ano atrás disse:

Eu financiei um carro a pouco tempo ele veio mais ou menos na sua situação o código de defesa do consumidor obriga os financeira se responsabilizar por quaisquer defeitos aparentes no carro ou vícios ocultos no prazo de 90 dias e todos débitos que tenha antes de vc adquirir o veiculo.
Ou seja a garantia se estende ao carro inteiro não somente oque eles impõe que é motor e câmbio.
No meu caso fizeram o motor por completo reparo no câmbio ar condicionado pneus suspensão e uma multa.
Agiram corretamente

Responder
Arielle há 1 ano atrás disse:

Comprei um carro usado e financiado de revenda ( o nome do carro não está no nome da pessoa q comprei, ainda consta no nome do 1 dono). O que você me aconselha. Devo fazer um contrato de compra e venda, vinculando apenas o nome da pessoa que consta no documento do carro (1 dono) ou ambas as partes? Também quero me resguardar de que quando acabar as parcelas o carro vai ser transferido para meu nome!

Responder
WAGNER SANTOS há 1 ano atrás disse:

BOA TARDE ! COMPREI UM HONDA CIVIC 2012 E NO MOMENTO DA COMPRA O VENDEDOR ME AFIRMOU QUE A TRANSFERENCIA DE PROPRIEDADE ERA TUDO POR CONTA DA LOJA E ASSIM QUE ABRISSE VAGA NO DETRAN AGENDARIA , MAIS POREM JA SE PASSARAM 4 MESES E NADA ,ENTREI EM CTT COM O VENDEDOR E ELE ME FALOU Q EU TERIA Q PAGAR AS TAXAS DE TRANSFERENCIA PARA PODER O DESPACHANTE DELES AGENDAR( OBS.TENHO OS AUDIOS NO ZAP DELES AFIRMANDO Q ESTARIA TUDO CERTO PARA FAZER A TRANSFERENC IA) FORA QUE O VEICULO APRESENTOU DIVERSOS PROBLEMAS MECANICOS (SUSPENSAO, AR CONDIÇIONADO ,NAO ENTREGARAM A CHAVE RESERVA DO VEICULO) O Q POSSO FAZER NESSES CASOS !DESDE JA AGRADEÇO

Responder
Jefferson De barros Rodrigues há 1 ano atrás disse:

Comprei um Honda Civic 2.007 ,a loja não me deu um laudo de última troca de óleo ,fluidos etc ,vi que revisão está por volta de 750 reais ,ele deveriam me passar este laudo de quando foi trocado pela lei ,porque estou no impasse ,se eu fizer e a pouco tempo fizeram gastarei dinheiro a toa ,no caso se eles não me derem comprovante sobre isto ,vou fazer e eles tem que recarcir isto sim ou não ,estou com carro a somente 1 semana e meia ,restante de problemas estou fazendo e eles irão resarcie ,neste caso aí que falei eles tmbm terei que pela lei resarcie ,obrigado

Responder
Daniel Andrade Feitosa há 1 ano atrás disse:

Olá
Comprei um carro usado numa loja. O dono se nega a emitir nota fiscal, alegando que aí comprar o carro essa nota não entrou então não pode sair. Mediante essa situação, como devo proceder??
Obrigado!

Responder
CARLOS ALBERTO DA SILVA há 1 ano atrás disse:

Mande uma notificação a loja, exigindo que lhe seja fornecida a nota fiscal de compra, quanto a questão de não haver nota fiscal de entrada, o consumidor nada tem a ver com o fato da loja sonegar imposto.
Caso o ato abusivo persista, faça uma queixa na Departamento de Policia de Proteção á Cidadania da Policia Civil, por crime de sonegação.

Responder
Alexandre cardoso há 1 ano atrás disse:

Comprei um carro blindado mas desconhecia a nessevmcidade de licençbre soa etc. Vendedor não me informou nada disto. Fiquei sabendo por conhecidos que precisava de licença tinha vistoria etc.liguei na loja vendedor me falou que só de 2018 para cima precisava de licença.liguei no despachante me informou que todo carro blindado indiferente do ano precisa licença.liguei na loja vendedor falou que tinha tudo no estojo do manual.levei papéis no Detran todos de 2011 todos vencidos.liguei novamente na loja me passou contato de uma pessoa que desblindar veículo.querem que eu arque com as despesas. Peguei carro na loja a 8 dias .para devolverem o meu que dei de entrada querem que pague transferncia denovo pois já paguei do que peguei.pague algumas coisas que fizeram no carro e demais despesas de trâmite.
Comoprocedo?

Responder
raquel Miranda há 1 ano atrás disse:

COMPREI UM CARRO EM UMA GARAGEM NA MINHA CIDADE AGOR A NO MES DE JUNHO , O CARRO E O VENDEDOR ME FALOU QUE OS DOCUMENTOS ESTAVA AINDA NO DETRAN DEVIDO A PANDEMIA COBREI ELE POR DIVERSAS VEZES , PORQUE GOSTARIA DE FAZER SEGURO , CONSULTEI O O DOCUMENTO ANTIGO NO DETRANS PELO SITE, E NAO EXISTIA MAIS POR SE TRATAR DE UM CARRO DE OUTRA CIDADE E PROVAVELMTE PELO NOVO ESTA PRONTO , MAS O GARAGERO FALAVA Q NAO TINHA RECEBIDO AINDA. COM ISSO ANDEI COM CARRO POR MAIS DE MESES SEM A DOCUMENTANÇAO NOVA E ACABEI QUE BATI MEU CARRO , TIVE UM PREJUIZO DE $5.000, POSSE COBRAR DO GARAGERO ESSE PREJUIZO?

Responder
Marineusa há 1 ano atrás disse:

Parabéns!

Dicas valiosas e de fácil entendimento.
Muito obrigada!

Responder
Philipe há 1 ano atrás disse:

Parabens: otimas dicas, gostei de mim atualiza sobre algumas precauções na compra de um carro

Responder
Evanessa Tolentino Braga há 1 ano atrás disse:

Comprei um voyage 2014 na loja dando uma entrada e financiando o restante, ficaram de me ligar para fazer o licenciamento e o emplacamento, no entanto depois de quase um mês quase vencendo a primeira parcela entrei em contato para saber o motivo da demora , me disseram que preciso levar um terceiro para financiar o meu carro já financiado no cpf de outra pessoa, pois o antigo proprietário deve justamente no banco onde fiz o financiamento, como o meu escore abaixou por causa do financiamento não conseguiram refinancia-lo em outro banco. engraçado é que no dia da compra eu fui aprovada em uns três bancos, agora não mais em nenhum. E depois de quase um mês, O CARRO QUE COMPREI DEU UM AUMENTO DE PREÇO, estou aqui me perguntando o que realmente está acontecendo????????????

Responder
Wanderley Gomes de castro há 1 ano atrás disse:

Eu comprei um Honda fit em uma loja de automóveis e paguei a vista aí o dono da loja mandou o recibo em branco para a ex proprietária assinar.
Hoje 09/11 fui na loja pois não t8ve mais notícias sobre o recibo
Fui informado que chegou faz tempo e segundo ele não me avisou pois me informou que tinha multa num Honda Civic que vendi na loja.
E no site do Detran não há pontuação na minha habilitação oque acho estranho pois ele me informou que a multa é de mais de 1 ano
Agora está segurando o recibo para transferência que segundo Fábio o proprietário da loja já passou do prazo para transferência ele pode fazer isso
E como devo proceder
Obrigado

Responder
Angélica há 1 ano atrás disse:

Boa tarde minha mãe comprou um carro o qual deu oque ela tinha de entrada e financiou o restante , o problema que a loja não fornece o contrato de compra e venda para ela , já pediu várias vezes , o que ela pode fazer para conseguir esse contrato ? Obs ela já transferiu o carro para o nome dela

Responder
Adinael Pereira Silva há 1 ano atrás disse:

Comprei um carro ne uma garagem e depois de alguns dias o ar não funciona mas levei no conserto e ficou mas de 1 mil reais o conserto o carro agora têm vasamento no motor que vai ficar mas 500 reais pra consertar e agora descobrir que tem duas multas que dá 500 reais e agora o que faço

Responder
Fabricio Silvio Brandão há 1 ano atrás disse:

Na hora de comprar um carro em uma agência de veículos,quais são taxas que eu não sou obrigado a pagar? Mas mesmo assim eles cobram dos consumidores sem eles saberem.

Responder
Leonardo há 1 ano atrás disse:

Olá, comprei um Gran Siena essence sublime 14/15. Não levei mecânico, não soube avaliar o veículo e comprei na emoção.
Ao chegar em casa cm o veículo já começou apresentar problemas. Motor cm barulho alto, barulho na suspensão traseira, mal contato no vidro dianteiro, rádio sem sair som, trincado no para-choque dianteiro, sonda 2 catalisador em mal funcionamento, já ouvi batida na traseira no porta malas e no capô.
Tipo olhando o carro tá lindo, as maiorias dos problemas que falei são internos. Sem contar que esse sublime foi edição limitada da Fiat e me deram o carro com aro 14 de ferro com Carlota e o original é liga leve aro 16.
Se ele não cumprir com as avaliações do carro, tem como eu cancelar a compra, fez uma semana da compra do carro, foi financiado?????

Responder
Lúcia Mariléia Bastos há 1 ano atrás disse:

Comprei um carro usado e não querem me dar nota fiscal posso cobrar judicialmente?

Responder
Rhaylson De Oliveira Soares há 1 ano atrás disse:

Comprei um veiculo usado que não esta no meu nome, so que quitei os debitos dele tipo multa licenciamentos atrasados, estou querendo transferi pro meu nome so que no momento eu estou sem dinheiro para transferir, mais estou preocupado do antigo dono que era proprietário do veiculo dar baixa no veiculo ele pode fazer isso ? depois que quitei os debitos ele pode fazer me sacanear querer fazer isso ? ou existe uma lei pra ele não fazer isso ?

Responder
Guilherme Andrade há 5 anos atrás disse:

Olá, comprei um veículo usado na consessionaria, quando fui fazer o seguro tive a grata surpresa de que o veículo estava com registro no número de chassi de veículo recuperado d financeira, porém em momento algum a consessionaria me informou de tal registro, existe algo legal que possa fazer?

Responder

Notícias relacionadas

Últimas notícias