Qual é a melhor postura para dirigir?

Existem alguns cuidados importantes que você deve ter para dirigir com a postura certa. Nós vamos te ajudar com isso.

17/06/2019

A correria da nossa rotina muitas vezes faz com que a gente ligue a mente no automático. Entramos em nosso carro e nos sentamos no banco de qualquer forma, ligando rapidamente o veículo e acelerando logo em seguida. Na autoescola, aprendemos que a primeira coisa a se fazer é ajustar os espelhos e o banco do carro. Mas a nossa postura, como fica? Você já se perguntou isso?

Ter uma boa postura para dirigir não se trata de seguir uma norma básica ou regrinhas de autoescola. Na verdade, é algo de extrema importância que não auxilia apenas no bom fluxo do trânsito, mas também na segurança do motorista e dos passageiros. O ângulo do banco, por exemplo, ajuda o condutor a ter força necessária nos braços para desviar com agilidade de um buraco, ou até mesmo evitar um atropelamento. E os benefícios ainda vão além: a sua saúde também pode ser impactada de forma positiva com isso.

Abaixo, separamos para você algumas dicas de postura para dirigir. Confira:

Cabeça

Você deve posicionar a cabeça corretamente no encosto do banco, e este deve ficar levantado até que a linha dos olhos fique na metade do encosto. Dessa forma, você previne dores musculares no tronco e também o “efeito chicote”, que é quando a cabeça é movimentada de forma brusca para frente e para trás durante uma colisão traseira, provocando torcicolo e luxações nas vértebras.

Coluna

A coluna precisa estar totalmente em contato com o encosto do banco. O ângulo mais indicado é entre 100 e 120 graus, respeitando a sua curvatura lombar. Caso você fique totalmente reto, de forma forçada, pode deixar os músculos tensos e causar desconforto. A dica é acomodar uma almofada entre a sua lombar e o encosto, preenchendo o espaço “vazio”.

Braços

Você também precisa ter cuidado com seus braços. Se eles ficarem muito esticados, podem causar dores nos ombros e no pescoço. O correto é deixar os cotovelos dobrados em um ângulo de 120º, mantendo as mãos no volante e os ombros encostados no banco.

Mãos

Como você já deve saber, as duas mãos precisam estar firmes no volante. No entanto, temos uma dica: imagine que o volante seja um relógio e suas mãos os ponteiros. O ideal é que elas “façam” o horário 10:10 no volante, pois dessa forma, terão mais liberdade para conduzir o veículo em casos de emergência. Além disso, isso evita que as mãos fiquem flexionadas de forma incorreta, podendo causar fortes dores nos braços.

Pernas

Esticar totalmente as pernas para alcançar os pedais é algo que você decididamente não pode fazer. Para regular a distância entre o banco e o painel, você pode pressionar a embreagem até o fundo, até que o joelho fique levemente flexionado. Dessa forma, você evita dores nas pernas e também na coluna.

Pés

E por fim, os seus pés também merecem estar em uma posição confortável, até porque eles trabalham intensamente durante o percurso. Em descanso, o seu pé deve ficar totalmente em contato com o chão do carro. Isso alivia a tensão dos músculos. E lembre-se: para manter a estabilidade dos pés, mantenha seus calcanhares apoiados no assoalho durante a viagem.

Ufa, foram muitas dicas, não foram?! Mas nós temos certeza que depois de ler esse texto, você irá levar mais a sério a questão de manter a postura certa na hora de dirigir.

Fique de olho em nosso blog para mais dicas como esta!

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias