Verificação e troca de óleo

Confira a importância da verificação e escolha correta do óleo ideal para o seu veículo.

13/11/2020

O óleo lubrificante é um item de fundamental importância para o veículo, pois é ele que mantém o bom funcionamento do motor. Inclusive é muito importante saber qual o óleo ideal para utilizar em seu veículo.

O óleo do motor tem uma vida útil pré-determinada, seja ele de origem mineral, semi-sintético ou sintético. Quando dentro do motor, ele ajuda a reduzir o atrito entre as partes móveis, retirando resíduos desse movimento, assim como outras impurezas, ajudando a manter a temperatura de funcionamento do motor.

Então, é vital que haja uma freqüência na substituição do lubrificante, que precisa ser trocado junto com o filtro de óleo, que é um item importante para reter parte dessas impurezas, já que as partes mais pesadas acabarão sendo depositadas no fundo do cárter, local onde o óleo fica armazenado e de onde é drenado. Mas quando trocar o óleo do carro?

 

Os fabricantes recomendam a troca do óleo em determinados períodos, variando de acordo com o tipo de motor, modelo ou marca. Nos carros mais antigos, quando não se sabe quando foi trocado, o melhor é fazer a substituição e depois acompanhar o nível e o consumo de óleo no período. Geralmente proprietários mais cuidadosos trocam a cada 5.000 km.

No caso de carros novos, a média do intervalo entre as trocas é de 10.000 km ou 6 meses de uso, o que vier primeiro. Mas existem exceções. Marcas como Fiat, Jeep e Renault indicam a troca para motores diesel a cada 20.000 km, mas alguns modelos, como a Ducato, precisam de substituição a cada 15.000 km.

 

Motores de desempenho diferente do comum também podem ter alteração na periodicidade, como no caso do Sandero RS, com intervalos de 8.000 km. Lembrando que a especificação pode ser verificada no manual do veículo.

Assista o vídeo sobre esta matéria em nosso canal no Youtube clicando aqui.

Compartilhe

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias